A recuperação de desempenho da Red Bull após a pausa de verão da Fórmula 1, que resultou em duas vitórias e a volta de Max Verstappen à disputa do título, pode ser fruto de uma maior atenção que a equipe vem dando ao feedback do tetracampeão. A avaliação é do ex-piloto e comentarista Johnny Herbert, que comentou a reviravolta da escuderia austríaca em entrevista à BettingLounge.
Após um período instável no meio do campeonato, a Red Bull voltou a vencer duas das últimas três etapas, colocando o holandês de volta aos holofotes, que anteriormente estavam apenas nos pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris. Verstappen, que está 66 pontos atrás do líder Piastri, chega ao GP dos Estados Unidos, neste fim de semana, como uma ameaça real à liderança da temporada.
Para Herbert, a mudança de postura da equipe em relação às contribuições de Verstappen foi fundamental para o resultado. “Muito disso se deve ao fato de que a Red Bull está ouvindo mais o que Max tem a dizer”, disse. “O que quer que estivesse acontecendo antes, com os pilotos do simulador fazendo suas simulações na fábrica em Milton Keynes, não estava funcionando para o Max. Então, definitivamente houve uma mudança. Eles estão aplicando mais do que o Max está dizendo. Isso realmente parece estar colocando eles em uma boa posição.”

Outro fator que Herbert destacou como decisivo foi a troca de liderança dentro da equipe. A saída de Christian Horner do comando da Red Bull e a chegada de Laurent Mekies foram vistas como um ponto de virada positivo. “Você não pode ignorar a mudança na liderança, com Laurent Mekies substituindo Christian Horner”, afirmou. “Ele realmente parece ter criado uma harmonia agradável dentro da equipe. O relacionamento entre ele e Max é muito mais próximo do que era entre Max e Horner, que tinha aquela disputa constante com Jos [Verstappen], o que criava tanta energia negativa. Toda a situação mudou, e tem sido uma coisa muito positiva, como vimos nas últimas duas corridas.”
“Não é 100% certo que eles serão competitivos em todas as corridas, mas os desempenhos recentes mostraram que aquele carro será uma grande ameaça e que vai tirar pontos daqueles dois McLarens, e isso só vai adicionar mais pressão à McLaren e aos pilotos ao mesmo tempo. Eles [a McLaren] tinham o carro mais dominante e competitivo, mas essa reviravolta na sorte da Red Bull agora começou a entrar em cena e, infelizmente para Lando e Oscar e para a McLaren, a reviravolta veio para o piloto mais rápido do grid. Você sabe que ele será uma ameaça real em qualquer corrida que for. É provavelmente o pior cenário para a McLaren ter”, concluiu.
