Adrian Newey, um dos projetistas mais renomados da história da Fórmula 1, traçou um paralelo entre Max Verstappen e Ayrton Senna, destacando a obsessão por detalhes e a mentalidade vencedora que, segundo ele, os diferencia de pilotos comuns.
Newey trabalhou com Verstappen por vários anos na Red Bull Racing, período em que o holandês conquistou seus quatro títulos de pilotos. Desde março deste ano, o engenheiro atua oficialmente como Managing Technical Partner da Aston Martin. Em entrevista ao podcast James Allen on F1, ele elogiou a força mental e a maturidade do tetracampeão.
“Max está em um nível realmente excepcional no momento. Ele não teve uma infância fácil, mas sua maturidade é incrível. Sua capacidade de lidar com a pressão, de silenciar qualquer tipo de ruído, é impressionante. Não importa o que ele esteja passando, quando coloca o capacete, ele se desliga de tudo no mundo e simplesmente corre. É uma das coisas mais especiais que se pode ver em um atleta”, afirmou Newey sobre o piloto holandês.
O projetista também relembrou o breve período em que trabalhou com Ayrton Senna na Williams, em 1994, antes do trágico acidente em Ímola. Mesmo com pouco tempo de convivência, Newey contou que ficou impressionado com o nível de curiosidade e atenção do brasileiro.

Newey continuou: “O que mais me impressionou foi quando falávamos sobre pilotos que têm interesses além das corridas. Quando Ayrton foi à fábrica da Williams pela primeira vez, no fim de 1993, tive o privilégio de mostrar tudo a ele. Ele chegou ao túnel de vento e imediatamente se ajoelhou para observar a parte traseira da suspensão. Notou algo diferente e começou a perguntar sobre tudo, por que fizemos isso, qual era o propósito daquilo. Ele era curioso sobre cada detalhe”, acrescentou.
O projetista destacou que essa busca incessante por entender o carro e aperfeiçoar cada aspecto técnico, era uma característica que Senna e Verstappen compartilham: “Além de serem rápidos, ambos eram incrivelmente obsessivos com os detalhes. Foi isso que os diferenciou dos pilotos comuns”, concluiu Newey.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
