F1: Novo chefe da Alpine encara desafios imediatos na equipe com foco em 2026

Oliver Oakes é o novo chefe de equipe da Alpine, que entra para substituir Bruno Famin. O mais novo integrante da equipe está contente com a parceria, mas reconhece que terá muito trabalho pelos próximos meses. Mesmo assim, acredita que entrou no momento certo, pois isso lhe dará tempo de se ajustar na Alpine e se preparar para 2026, quando a Fórmula 1 passará por uma reforma nos regulamentos. 

A Alpine está envolvida em discussões sobre se tornar uma cliente de unidades de potência a partir de 2026, ao em vez de continuar fabricando seus próprios motores. Oakes confirmou que nada foi decidido ainda: “Há todas essas discussões. No final do dia, você quer o melhor motor no carro. Essa é uma discussão que acho que Luca [de Meo] está avaliando no momento.”

Oakes está contente por estar se juntando a equipe agora, pois poderá ter mais tempo de se preparar para 2026 com a Alpine. “Me sinto afortunado por estar começando agora, porque os próximos seis meses são os mais cruciais, até o início de 2026, já que estamos tomando essas decisões-chave no momento. O que você leva para 2025? Está alocando recursos para 2026? Direto para o processo de tomada de decisões, o que é bom. Algo que antes de me juntar eu era um tanto ingênuo sobre os compromissos que estão sendo feitos.”

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

No entanto, ele também reconhece que este será um trabalho difícil. “É um grande trabalho. Eu sabia disso antes de aceitá-lo. Há o lado bom e o ruim. O lado ruim é que há muito a fazer e eu fui jogado diretamente no trabalho após o encerramento. O lado bom é que há muitas coisas que você pode melhorar rapidamente. Há muito apoio com Luca e Flavio [Briatore]. Estou animado com isso. Leva tempo e nada é tão rápido quanto você espera. Você também precisa construir confiança. Esta equipe já passou por muita coisa.”