Lando Norris acredita que George Russell enfrenta um dos momentos mais delicados de sua temporada na Fórmula 1. Com uma desvantagem significativa para o companheiro de equipe, Kimi Antonelli no campeonato, o piloto da Mercedes precisa encontrar a melhor forma de reagir para seguir na disputa pelo título.
A situação ganhou destaque porque Russell iniciou 2026 apontado como um dos favoritos ao campeonato, mas viu seu companheiro de equipe assumir o protagonismo. Antonelli venceu cinco das sete primeiras corridas do ano e abriu uma vantagem de 50 pontos na classificação.
Norris conhece bem um cenário semelhante. O atual campeão da F1 lembrou que, na temporada passada, estava bastante atrás de Oscar Piastri após as férias da categoria e decidiu adotar uma abordagem sem pressão para a parte final do campeonato, estratégia que terminou com a conquista do título na etapa decisiva em Abu Dhabi.
Apesar disso, o piloto da McLaren acredita que a mesma receita não necessariamente funcionará para Russell: “Certamente fez diferença. Mas cada pessoa pensa de uma maneira diferente. Eu sempre coloquei muita pressão sobre mim mesmo. Não sei se George faz isso, se sente essa pressão ou não”, afirmou.
O britânico destacou que as circunstâncias enfrentadas pelos dois pilotos são distintas: “No ano passado eu passei de uma fase com pouca confiança para pensar: ‘O que eu tenho a perder agora?’. Ele saiu de um momento de bastante confiança e talvez esteja perdendo parte disso. Cada piloto precisa encontrar seu próprio caminho. Não existe uma solução que funcione para todos”.

Norris também ressaltou a dificuldade de lidar com esse tipo de situação durante uma disputa pelo título no campeonato: “É difícil saber exatamente o que fazer. Você coloca mais pressão sobre si mesmo? Ou tenta não sentir nenhuma pressão?”, questionou.
Outro fator apontado pelo atual campeão, é o desempenho de Antonelli. Em sua segunda temporada na Fórmula 1, o italiano assumiu a liderança do campeonato após uma evolução significativa em comparação com seu ano de estreia, algo que, segundo Norris, surpreendeu muitas pessoas no paddock.
“Há muitas coisas para pensar quando alguém diz que você é um candidato ao título. Além disso, ele tem um companheiro de equipe fazendo um trabalho inacreditável, provavelmente melhor do que a maioria esperava. Existe a pressão de enfrentar alguém que não está cometendo erros e que o desafia constantemente. E então você ainda tem o desafio de extrair o máximo de si mesmo”, finalizou Norris.