F1: Norris brinca sobre técnica usada pelos pilotos da Ferrari

Durante a coletiva de imprensa pós-sessão de classificação para o GP do México de Fórmula 1, Lando Norris fez uma piada sobre a técnica de ‘lift and coast’ (levantar e desacelerar) usada pela Ferrari, sugerindo que os pilotos da equipe, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, são ‘profissionais’ nessa estratégia. A técnica tem sido utilizada pela Ferrari ao longo de 2025 para reduzir o desgaste do assoalho e evitar desqualificações por desgaste excessivo.

“Perguntem a esses caras, eles são especialistas nisso. Eles fazem isso em toda corrida”, brincou Norris, que largará da pole na corrida deste domingo. Ele ainda afirmou que, embora todos os pilotos utilizem um pouco da técnica, a Ferrari a utiliza de maneira mais acentuada: “Sempre temos que usar um pouco, mas nunca tanto quanto esses caras”, continuou rindo.

Leclerc, que começará logo atrás de Norris, reconheceu que essa estratégia será fundamental nas condições exigentes do circuito mexicano: “Vamos dizer que estamos prontos para isso. É sempre uma pista onde essa técnica é muito importante, especialmente para os pilotos que largam a partir da segunda posição”, afirmou o monegasco.

Pole sitter Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 in qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Ele destacou ainda a importância de uma boa largada no México, já que quem tem ‘ar livre’ consegue gerenciar a corrida de forma mais confortável: “Acho que a largada será muito importante, porque, quando você tem ar limpo, tudo fica mais fácil. Vamos ser bem agressivos na curva 1, se tivermos a oportunidade, e depois gerenciar da posição em que estivermos. Mas definitivamente, essa técnica será uma grande parte da corrida”, acrescentou Leclerc.

Hamilton, por sua vez, manteve sua resposta mais curta, concordando com Leclerc sobre a importância do ‘lift and coast’. Quando questionado sobre suas expectativas para a corrida, o heptacampeão lançou um desafio a Norris, dizendo que o piloto da McLaren tem mais a perder e se preparando para uma abordagem agressiva: “Não tenho muito a dizer. O ‘lift and coast’ é basicamente o que Charles disse”, concluiu Hamilton, deixando claro que quer ser competitivo no GP do México.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.