F1: Norris avalia evolução da McLaren desde sua estreia com a equipe

Desde a sua estreia na Fórmula 1 em 2019, Lando Norris só conseguiu disputar pódios ocasionais, com os carros da McLaren se revelando difíceis de serem pilotados, mas isso mudou durante a temporada 2023.

Os carros da McLaren exigem um estilo de pilotagem único que está em desacordo com o estilo natural de Norris, e ao qual Daniel Ricciardo não conseguiu se adaptar, com as características sendo herdadas do MCL34 de 2019 para o MCL60 de 2023.

A equipe de Woking pareceu mudar de direção para melhor em meados de 2023, com pacotes de atualização consideráveis na Áustria e em Singapura, transformando o carro para um sério candidato ao pódio e chegando a pressionar a quase imbatível Red Bull, em algumas ocasiões este ano.

Norris conquistou sete pódios, o melhor resultado em sua carreira na F1, incluindo seis P2, e elogiou a recuperação da equipe em 2023. “É difícil saber o que é muito demorado e o que não é”, disse Norris à imprensa.

“É a Fórmula 1, e algumas coisas acontecem rapidamente e você diria: ‘Fizemos um trabalho bom o suficiente?’, e você teria que dizer: ‘Não, não fizemos isso nos últimos cinco anos’. Atingimos as metas que queríamos, ‘você diria que não’, mas este ano atingimos as metas que queríamos? Sim, provavelmente superamos nossas expectativas.”

“Mas houve certas razões para isso, e muito foi apenas fazer um carro rápido o suficiente, em primeiro lugar. Agora chegamos a um estágio em que temos um carro rápido o suficiente, podemos começar a mover as coisas um pouco mais, e quando você tem um carro lento, quando você move as coisas, o foco está na área errada”, acrescentou.

“Já se passou muito tempo, mas essas coisas acontecem, basta ver como a Mercedes melhorou nos últimos dois anos. Considerando onde eles estiveram nos últimos seis ou sete anos, você poderia pensar que eles tinham o melhor conhecimento de como fazer o carro funcionar, e eles simplesmente não acertaram as coisas, o que mostra o quão difícil é na F1”, encerrou o piloto britânico.