Depois de duas temporadas sem nenhuma vitória da Mercedes na Fórmula 1, Max Verstappen pode ter motivos para se preocupar. Lewis Hamilton está sendo apontado como um potencial adversário de peso para o holandês, assim que a Mercedes lhe oferecer um carro em condições de igualdade com a Red Bull.
Apesar de Verstappen dominar o grid desde o início da era dos carros de efeito solo em 2022, os especialistas alertam que Hamilton não deve ser subestimado. Christian Klien, ex-piloto da Red Bull, acredita que o britânico permanece em altíssimo nível e só precisa de um carro que permita brigar pelo título.
“Não se deve subestimar Lewis”, afirmou Klien em entrevista ao RacingNews365.com. “Ele é um piloto de alto nível. Não perdeu nenhuma de suas qualidades. Assim como Fernando Alonso. Dê a ele o carro certo e ele mostrará o que é capaz. Se tiver o carro ideal e encontrar motivação extra, pode definitivamente dar trabalho para Max.”
Klien ressalta que, apesar do momento recente, Hamilton ainda supera o companheiro de equipe George Russell em uma disputa direta. No entanto, o jovem piloto é visto como o futuro da Mercedes e está pronto para assumir o protagonismo quando Hamilton decidir se aposentar.
“Russell é bom. Ele mostrou no ano passado que está preparado”, continuou Klien. “Este ano sofreu mais, mas isso faz parte do processo de aprendizado. Ele ainda é jovem e tem muitos anos pela frente. Definitivamente acho que pode ser o líder da Mercedes no futuro.”
Klien analisa as performances dos dois pilotos da Mercedes: “Hamilton foi muito melhor que Russell este ano. No ano passado os papéis se inverteram. Talvez Hamilton não estivesse 100% motivado em 2022, por ser um heptacampeão com um carro que não estava performando.”
“Ele investiu muito tempo ajudando a equipe a melhorar um carro que não era competitivo. Lewis mostrou sua classe, com algumas corridas muito boas onde explorou o potencial do carro. Foi mais consistente que George. Russell teve falta de sorte, mas também enfrentou problemas com o comportamento do carro.”
A mensagem de Klien é clara: o leão Hamilton não está adormecido. Assim que a Mercedes fornecer um carro capaz de brigar pelo título, o sete vezes campeão do mundo pode voltar a rugir e desafiar o reinado de Verstappen na Fórmula 1.