F1: “Não alcançamos nada”, Hulkenberg critica atualizações da Haas em 2023

O piloto da Haas avalia que a versão ‘B-spec’ do VF-23 não atendeu às expectativas da equipe

Nico Hulkenberg ofereceu uma avaliação contundente do VF-23 ‘B-spec’ da Haas, afirmando que a atualização alcançou “nada” e a equipe precisa “ser honesta consigo mesma” após sua introdução. Após passar quase todo o ano de 2023 sem uma atualização em seu VF-23, a Haas lançou um pacote abrangente de atualizações para o carro no Grande Prêmio dos Estados Unidos, que foi basicamente uma versão ‘B-spec’ da máquina. No entanto, o desempenho do carro mal mudou e, nas duas últimas corridas, a Haas operou seus carros em configurações diferentes, já que Hulkenberg e Kevin Magnussen tinham preferências distintas em relação à sensação do carro.

Falando em uma entrevista extensa com a Auto Motor und Sport da Alemanha, Hulkenberg falou sobre a situação que se desenvolveu nas últimas semanas da temporada, enquanto a Haas lançava o carro atualizado – uma tentativa de definir a direção que a equipe americana tomará com o carro de 2024. “Nada”, foi a resposta direta de Hulkenberg, quando questionado sobre o que a Haas alcançou com o carro ‘B-spec’. “É desanimador e alarmante. Você não pode esconder isso.”

Hulkenberg afirmou que o carro antigo mostrava mais downforce em curvas rápidas, o que é evidenciado pelos dados. Ele expressou esperança de que a mesma falta de progresso não aconteça quando o carro de 2024 for lançado. “Não posso dizer isso com confiança agora”, disse ele, quando questionado se lições foram aprendidas para 2024. “Provavelmente teremos que nos organizar um pouco diferente internamente para que a mesma coisa não aconteça novamente.”

Hulkenberg confirmou que a atualização prejudicou o desempenho do carro em curvas de alta velocidade e admitiu que os números do túnel de vento não eram promissores em primeiro lugar. Ele mencionou as discrepâncias entre o que o túnel de vento prometia e o que a pista entregava, indicando que ainda há enormes desafios a serem superados pela equipe.