F1: Na Áustria, Verstappen garante a pole position para a corrida Sprint

Max Verstappen confirmou seu domínio na Fórmula 1 ao conseguir a pole position para a corrida Sprint, que acontece neste sábado (1). Depois de liderar o treino e fazer a pole para o GP de domingo na sexta-feira, o piloto da Red Bull se manteve à frente e é franco favorito para vencer no Red Bull Ring.

Depois de uma sexta-feira decepcionante, Sergio Perez confirmou a dobradinha da Red Bull e vai largar na segunda posição. Lando Norris, da McLaren, vai largar na terceira posição.

Hamilton eliminado no Q1
Após entrar rapidamente na pista, os pilotos aceleraram no circuito molhado e tentaram registrar tempos na sessão de 12 minutos encurtada do Q1. No entanto, após terminar em terceiro lugar na classificação de ontem, Sainz logo teve que voltar aos boxes após ver-se fumaça saindo dos freios traseiros.

Todos, exceto três pilotos, estavam usando pneus macios. Um dos pilotos que optou pelos pneus médios foi Verstappen, e ficou claro que os pneus macios eram a escolha mais rápida, com Sargeant, Tsunoda e de Vries colocando seus carros à frente do piloto da Red Bull no início.

Os limites da pista ainda eram um problema, e isso se tornou evidente devido à pista úmida causando problemas na Curva 9. Os pilotos precisavam reduzir a velocidade para ter mais controle nas curvas finais, caso contrário corriam o risco de rodar e arruinar sua volta.

Sainz conseguiu voltar à pista com dois minutos restantes no Q1, mas com o tempo da pista mudando rapidamente, ficou verdadeiramente incerto o que aconteceria. Leclerc não conseguiu sair da zona de eliminação com sua penúltima volta, mas conseguiu melhorar para o oitavo lugar em sua última volta, enquanto o espanhol colocou seu carro na primeira posição.

Hamilton se viu em 19º lugar à medida que os outros pilotos melhoravam e abortou sua volta após encontrar tráfego, o que significa que ele foi eliminado no Q1, enquanto Leclerc conseguiu se classificar por apenas um lugar.

ELIMINADOS NO Q1 – Zhou, Piastri, Hamilton, Bottas, Sargeant

Russell não participou do Q2
Russell começou nos boxes após relatar um problema hidráulico, e parecia ser uma tarefa impossível fazer com que o britânico voltasse à pista a tempo.

Após o primeiro conjunto de voltas rápidas, Verstappen assumiu a liderança, com Sainz e Alonso logo atrás, mas a batalha pela vaga no Q3 estava extremamente acirrada.

Leclerc se encontrava em 12º lugar com três minutos restantes, e ao mesmo tempo, a Mercedes confirmou que Russell não participaria da sessão. Novamente, tudo dependeu da última volta para Leclerc, e sem tráfego à frente, o piloto da Ferrari conseguiu melhorar para o quarto lugar.

Ambos os pilotos da Haas conseguiram se classificar para a sessão final, mostrando assim sua força na classificação.

ELIMINADOS NO Q2 – Albon, Gasly, Tsunoda, de Vries, Russell

Verstappen garante a pole no Q3
Verstappen foi o primeiro a entrar na pista mais uma vez e logo se encontrou, mais uma vez, na liderança, estabelecendo o primeiro tempo para os demais pilotos superarem. Norris chegou mais perto após o primeiro conjunto de voltas rápidas, mas o piloto da Red Bull ainda mantinha uma vantagem de 0,4 segundo sobre o britânico.

Confira o grid de largada da corrida Sprint:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’04.440
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’04.933
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’05.010
4) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’05.084
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’05.136
6) Charles Leclerc (Ferrari), 1’05.245
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’05.258
8) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’05.347
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’05.366
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’05.912
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’06.152
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’06.360
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’06.369
14) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’06.593
15) George Russell (Mercedes), s/tempo
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’07.062
17) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’07.106
18) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’07.282
19) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’07.291
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’07.426