O ex-piloto de Fórmula 1 Juan Pablo Montoya criticou o que considera um favoritismo da categoria em relação aos pilotos britânicos. Em uma declaração polêmica, o colombiano afirmou que a Fórmula 1 se apresenta como neutra, mas demonstra clara parcialidade.
“Fico irritado quando assisto à F1 porque é tão tendenciosa para os pilotos britânicos. Eles dizem ser neutros, mas não são. Achei engraçado quando Max disse que nasceu com o passaporte errado e que ele é europeu. Imagine o quão difícil é ser colombiano!”, declarou Montoya.
A discussão sobre viés britânico ganhou força após o GP do México desta temporada. Na ocasião, Max Verstappen foi penalizado em vinte segundos por forçar Lando Norris a sair da pista duas vezes. A polêmica aumentou com críticas a Johnny Herbert, ex-piloto britânico e comissário da FIA. O pai de Verstappen, Jos, também questionou a neutralidade dos comissários:
“A FIA deveria olhar com atenção para a composição dos comissários, quem colocam lá e se não há aparência de conflito de interesse. Por exemplo, ex-pilotos que têm mais simpatia por certos competidores.”