Kimi Antonelli, estreante na Fórmula 1 com a Mercedes, recebeu uma penalidade de cinco segundos aplicada durante o GP da Austrália de Fórmula 1, que o relegou da quarta para a quinta posição. A decisão dos comissários foi baseada na alegação de que Antonelli foi liberado de forma insegura nos boxes, obstruindo a passagem de Nico Hulkenberg da Sauber.
No entanto, logo após a bandeira quadriculada, a Mercedes apresentou um protesto contra o resultado da corrida, argumentando que Antonelli havia sido penalizado injustamente. A equipe tinha 96 horas para apresentar um pedido de revisão, mas agiu rapidamente, fornecendo novas evidências aos comissários.
A chave para a reversão da penalidade foi um novo ângulo de câmera, especificamente da câmera do carro de Antonelli. Essa filmagem, que não estava disponível no momento da decisão inicial, foi baixada e enviada aos comissários pela Mercedes.
Os comissários consideraram esta nova evidência como ‘um elemento novo significativo e relevante, que não estava disponível para a parte que buscava a revisão no momento da decisão em questão’. Após analisarem as imagens, os comissários concluíram que Antonelli ‘não cruzou para a faixa rápida até uma distância significativa no pit lane’.
Além disso, os comissários observaram que Antonelli só mudou de trajetória depois que o piloto verificou seu espelho para confirmar a passagem de Hulkenberg. “A câmera mostra que ele tinha espaço suficiente para passar com segurança pelos boxes da McLaren, sem risco para os mecânicos da equipe”, acrescentou o comunicado dos comissários.
Com a reversão da penalidade, Antonelli foi colocado novamente na quarta posição, garantindo pontos importantes para a Mercedes. Esse resultado coloca a Mercedes em igualdade de pontos com a McLaren no campeonato de construtores no momento, embora a McLaren lidere devido à vitória de Lando Norris no circuito de Albert Park.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.