A Mercedes identificou o superaquecimento dos pneus traseiros como uma das principais questões a serem resolvidas no desenvolvimento de seu carro para a temporada 2025 da Fórmula 1.
Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, reconheceu a limitação da equipe em comparação aos rivais.
“Superaquecimento traseiro é uma área em que não acho que somos tão bons quanto McLaren, Red Bull ou Ferrari, e isso provavelmente nos prejudicou mais recentemente em circuitos como Singapura”, explicou Shovlin.
“Estamos analisando o que podemos fazer para reduzir a temperatura nos pneus traseiros – e qualquer trabalho nessa área tem dois focos: um é, podemos colocar menos temperatura nos pneus? E o outro é, podemos tirar mais temperatura deles?”, acrescentou.
Além da questão dos pneus, a Mercedes continua lidando com dificuldades relacionadas ao comportamento de seu carro em pistas irregulares.
“É muito justo dizer que, nesses [circuitos mais irregulares], sofremos mais frequentemente”, disse Shovlin.
“Você pode fazer uma análise sobre a altura que os carros estão sendo configurados, e eu não acho que estamos tão diferentes de qualquer outra equipe, mas a suspensão e o comportamento nesses terrenos têm sido uma área em que estamos focando com esses regulamentos.”
Com a competição cada vez mais acirrada entre as dez equipes do grid, a Mercedes também reconhece a necessidade de acelerar a entrega de suas atualizações durante a temporada. Shovlin destacou que o timing das melhorias foi um ponto fraco em 2024.
“O desenvolvimento na Fórmula 1 é sobre resolver problemas e resolvê-los mais rápido que seus concorrentes. É assim que você chega à frente”, explicou Shovlin.
“Se você olhar para quando trouxemos nossas atualizações em comparação com nossos principais concorrentes, frequentemente estávamos trazendo nosso grande pacote algumas corridas depois”, disse ele.
“Mas, se o trouxéssemos antes, seria um pacote menor. O fato é que, na média de uma temporada, não fomos rápidos o suficiente ao entregar atualizações. Tivemos algumas corridas em que fomos competitivos, as equipes tentaram nos superar com as atualizações delas, e elas voltaram à frente.”