F1: Mekies afirma que Verstappen é o foco total da Red Bull na reta final da temporada

Laurent Mekies, chefe da Red Bull, afirmou que o foco total da equipe está em Max Verstappen, tanto no presente quanto no futuro da Red Bull. A declaração vem em um momento decisivo da temporada, com o tetracampeão mundial reduzindo drasticamente a diferença para o líder do campeonato, Oscar Piastri, da McLaren.

Há quatro etapas, Verstappen estava 104 pontos atrás de Piastri. Agora, após a vitória no GP dos Estados Unidos, a diferença caiu para apenas 40 pontos. O desempenho reacendeu as esperanças da equipe austríaca de conquistar o quinto título seguido do campeonato de pilotos.

Em entrevista ao GPblog, Mekies reforçou a união entre piloto, carro e equipe. “Nós não separamos Max, o carro e a equipe. É um grupo único e, como costumamos dizer, Max não está fora do projeto, apenas observando.”

(L to R): Laurent Mekies (FRA) Red Bull Racing Team Principal and CEO with Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing.
Foto: XPB Images

O momento favorável da equipe, com três vitórias em quatro provas, fez crescer a percepção de que Verstappen e a Red Bull estão em posição privilegiada para superar a McLaren na disputa pelo título. Mekies, porém, minimizou o favoritismo. “Nós não sentimos que estamos em uma posição dominante, mas certamente sentimos que cancelamos uma grande parte do déficit que tínhamos na primeira parte da temporada.”

“Agora tudo se resume aos últimos detalhes, mas não me entendam mal, mesmo em um final de semana como este, haverá coisas que podemos aprender, coisas que não acertamos completamente. E é aí que está nosso foco, é aí que vai nossa intensidade: analisar nossos dados e nos desafiar mutuamente, porque é isso que fazemos, e deixar o carro na melhor forma possível para o México.”

A Red Bull também espera contar com Yuki Tsunoda para contribuir na reta final. Mekies acredita que o japonês pode exercer um papel importante tanto no campeonato de construtores quanto no desenvolvimento do carro. “Acho que há um papel. Primeiro, porque ainda há uma disputa pelo Campeonato de Construtores, obviamente não pela vitória, mas por essas colocações. Então, precisamos que Yuki marque pontos.”

“E segundo, quanto mais rápido o Yuki for, mais podemos dividir os testes entre os carros. Já dissemos a vocês algumas vezes neste fim de semana: testamos isso com um carro, testamos aquilo com o outro carro. Portanto, é importante para nós ter um Yuki muito rápido. E em termos de situações esportivas, disputas na pista e estratégia, também é possível que, com o Yuki se saindo bem, possamos em algum momento estar em uma posição onde lutamos dois contra dois.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.