F1: McNish explica decisão fácil de virar diretor de corridas da Audi em 2026

Allan McNish afirmou que assumir o cargo de diretor de corridas da Audi na Fórmula 1 foi uma decisão “muito fácil” após acompanhar o projeto da montadora desde o início. O escocês substituiu Jonathan Wheatley, que deixou a equipe por “razões pessoais” apenas duas etapas depois do início da temporada de 2026.

O convite para ampliar sua atuação na equipe veio de Mattia Binotto, chefe da Audi na F1. McNish explicou que a divisão de funções entre os dois está bem definida: “Mattia é o chefe de equipe — ele é o CEO, eu sou o diretor de corridas”, disse. “Então, na prática, ele cuida da unidade de potência e também de tudo em Hinwil […] Eu foco em tudo o que fazemos aqui [na pista] em termos de operações de corrida e, ao mesmo tempo, continuo cobrindo todo o programa de desenvolvimento de pilotos.”

Gabriel Bortoleto (BRA) Audi F1 Team R26.
Foto: XPB Images

Falando durante o GP de Miami, McNish destacou sua ligação com o projeto da Audi e relembrou a emoção de ver o carro estrear em Melbourne. “Conheço este projeto desde o primeiro dia. Estou envolvido nele literalmente desde o início, em diferentes funções”, afirmou. “E foi uma decisão muito fácil do meu ponto de vista pessoal quando recebi o telefonema […] Porque, novamente, eu vivi isso desde o primeiro dia, então por que não aceitaria?”

Antes da nova função, McNish liderou a equipe da Audi na Fórmula E e também teve carreira vitoriosa como piloto, com duas conquistas nas 24 Horas de Le Mans pela Audi e outra pela Porsche, em 1998. O escocês ainda brincou sobre sua antiga resistência em trabalhar na gestão de equipes após se aposentar das pistas, em 2013:

“Quando me aposentei das corridas em 2013, me fizeram a mesma pergunta, e eu disse que nunca me envolveria com gestão de equipe […] porque você teria que lidar com pilotos como eu. Mas a realidade é que as coisas mudam, a vida muda, então a regra é nunca dizer nunca.”