F1: McLaren pede uma nova abordagem de penalidade para Norris no GP do Catar

Após Lando Norris receber uma penalidade de 10 segundos no Grande Prêmio do Catar de F1, a McLaren viu sua vantagem no campeonato de construtores cair para 21 pontos, com a Ferrari se aproximando. Norris recebeu a punição por não reduzir a velocidade durante a bandeira amarela, após o retrovisor do carro de Alex Albon cair na pista, voltas depois o Valtteri Bottas passou por cima, destruindo a peça, deixando vários destroços na pista.

O diretor da McLaren, Andrea Stella, afirmou que a FIA “poderia fazer melhor” ao aplicar a punição. Embora Norris reconheça que não desacelerou corretamente, Stella questionou a penalidade, já que os destroços ficaram na pista por várias voltas antes de serem removidos.

“Temos que dizer que o setor apareceu amarelo assim que Lando entrou no setor, mas o requisito é muito claro. Você precisa levantar. Mas a questão é que a situação não foi bem avaliada em termos de perigo real. A bandeira amarela foi retirada e, ainda assim, os destroços ficaram lá,” disse Stella

O Safety car foi acionado quando Bottas passou por cima do retrovisor, causando um furo no pneu de Carlos Sainz e Lewis Hamilton. E Stella acredita que a FIA deveria considerar a gravidade de cada incidente e não aplicar punições sem analisar a situação com mais precisão.

“Acho bastante peculiar que a bandeira amarela tenha sido implantada e depois removida, mas, na verdade, a situação naquele setor era a mesma. Havia destroços na pista, mas às vezes merecia uma bandeira amarela, e em alguns segundos depois não, o que é lamentável. E eu acho que na aplicação da penalidade, perdemos qualquer senso de proporção e qualquer senso de especificidade. Podemos olhar especificamente para a violação, para o nível de perigo associado à situação,” acrescentou Stella.

“E, de fato, a bandeira amarela foi removida e, em seguida, julgar (o incidente) usando esse tipo de elementos, proporção e especificidade, em vez de dar uma olhada em qualquer tipo de livro de regras, provavelmente cheio de poeira em cima dele, e depois aplicá-lo sem qualquer senso de abordagem crítica. Então, desse ponto de vista, acho que há uma oportunidade de fazer melhor da FIA,” concluiu o diretor de equipe da McLaren.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.