F1: McLaren foca em título de 2025 sem descuidar da preparação para 2026 

A McLaren garantiu que a busca pelo título duplo na Fórmula 1 em 2025 não comprometerá os preparativos para o grande marco regulatório de 2026. Após conquistar o campeonato de Construtores em 2024, encerrando um jejum de 26 anos, a equipe britânica agora quer ampliar seu domínio no grid.

A nova regulamentação da F1, que entrará em vigor em 2026, já permite que as equipes comecem os testes em túnel de vento para os futuros carros, e a McLaren enfrenta uma situação delicada.

Como atual campeã, a equipe tem menos tempo de desenvolvimento aerodinâmico disponível em comparação com seus concorrentes, devido às regras da F1 que limitam os líderes. Apesar disso, a equipe acredita que o sucesso em 2025 depende de avanços significativos no sucessor do modelo MCL38.

“Eu acredito que há uma oportunidade de ganhar um campeonato em 2025 e em 2026, e, claro, queremos fazer os dois”, afirmou Neil Houldey, diretor técnico de engenharia da McLaren, à Autosport.

“Você não vai ganhar 2025 sem [desenvolvimento]. Você tem a competição da Red Bull, a Mercedes terá um carro rápido. Você tem a Ferrari, que também é rápida”.

“Não há razão para que essas equipes não gerem muito desempenho na próxima temporada, e precisamos estar lá fazendo o mesmo se quisermos ganhar o campeonato, que obviamente é o objetivo.”

Apesar do desafio de equilibrar a ambição de curto prazo com o planejamento estratégico, a McLaren optou por priorizar totalmente a temporada de 2025. Para Houldey, o potencial de crescimento ainda é grande, tanto no carro quanto na estrutura da equipe.

“No momento, o foco para 2025 é tudo”, acrescentou. “E, na verdade, isso não é apenas sobre o carro, é sobre toda a equipe. Sabemos que o carro pode ser mais rápido. Podemos desenvolver o carro ainda mais”.

“Sabemos, como equipe, que cada área pode encontrar formas de ser mais eficaz, mais eficiente, gerando mais e mais desempenho em seus próprios grupos individuais também. Então, 2025 para nós é como qualquer outro ano, uma oportunidade de mostrar do que a McLaren é agora capaz.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.