F1: “Max está em uma posição muito favorável”, afirma Hinchcliffe sobre disputa do título

Em entrevista ao podcast F1 Nation, o ex-piloto canadense James Hinchcliffe afirmou que Max Verstappen tem uma vantagem psicológica importante sobre os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, na atual luta pelo título do campeonato de pilotos da Fórmula 1 em 2025.

Segundo ele, o tetracampeão mundial da Red Bull não enfrenta a mesma pressão de precisar conquistar o título a qualquer custo,  situação diferente da vivida pelos pilotos da McLaren. “Do lado do Max, não há nada a perder. Para sequer permanecer na disputa, ele simplesmente tem que continuar vencendo. Ele tem um único objetivo. Não há nada a proteger. Ele tem que ser ousado na estratégia, tem que correr riscos na pista — algo que ele é bom em fazer de qualquer maneira, que já faz naturalmente.”

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing celebrates his pole position in qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

O canadense destacou que essa ausência de expectativa faz com que Verstappen pilote com mais leveza e clareza: “Ele está pilotando com muita liberdade e clareza porque não precisa se preocupar com isso. Ele nunca era suposto vencer este campeonato. Ninguém esperava que ele vencesse. Ele vai sair e vencer corridas se puder. Então ele está em uma posição muito favorável.”

Hinchcliffe também ressaltou o peso emocional enfrentado por Norris e Piastri, que vivem sua primeira disputa real por um título mundial. “Do outro lado, você tem dois pilotos em sua primeira batalha pelo campeonato. E isso traz um tipo de pressão completamente diferente.”

O ex-piloto comparou a atual fase dos britânicos com o próprio início de Verstappen na luta pelo título, em 2021. Naquele ano, segundo ele, o holandês lidava com uma pressão muito maior do que nas temporadas seguintes. “Você olha para o Max em 2021 versus o Max em 2022 ou 2024, quando os títulos estavam um pouco mais disputados. Houve erros em 2021. Havia sinais de que ele estava tendo que gerir uma certa pressão em sua primeira disputa pelo título, algo diferente do que Lewis estava fazendo naquele ano, por já ter estado lá muitas vezes antes”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.