A Mercedes surgiu como a principal força da Fórmula 1 na temporada 2026, mas Helmut Marko acredita que a equipe ainda possui uma vulnerabilidade capaz de comprometer sua campanha pelos títulos. Para o ex-consultor da Red Bull Racing, os problemas de confiabilidade da unidade de potência podem custar caro ao longo do campeonato.
O time alemão começou a nova era da categoria em grande forma, aproveitando as mudanças nos regulamentos técnicos e de motores. O desempenho foi traduzido em seis vitórias consecutivas conquistadas a partir da pole position, sequência encerrada apenas por Lewis Hamilton no GP de Barcelona, sétima etapa da temporada.
Mesmo assim, a Mercedes segue em posição confortável nas duas classificações. Kimi Antonelli lidera o campeonato de pilotos com 41 pontos de vantagem sobre Hamilton, enquanto a equipe possui uma margem de 72 pontos sobre a Ferrari entre os construtores.
No entanto, o cenário poderia ser ainda mais favorável. George Russell abandonou o GP do Canadá após sofrer uma falha de bateria descrita como ‘catastrófica’, justamente quando disputava a liderança com Antonelli, e o italiano acabou vencendo aquela corrida.
Situação semelhante ocorreu na corrida na Espanha, mas dessa vez com Antonelli, que foi forçado a abandonar a prova devido a um problema elétrico quando travava disputa direta com seu companheiro de equipe. Russell conseguiu terminar a corrida na segunda posição, mas a Mercedes perdeu a oportunidade de somar pontos importantes com os dois carros.

Embora seja impossível determinar exatamente quantos pontos deixaram de ser conquistados, Marko acredita que esses episódios servem de alerta: “Os novos regulamentos colocaram claramente a Mercedes na posição de favorita. No entanto, eles já tiveram sua segunda falha de motor, algo incomum para eles”, afirmou ao jornal austríaco Kleine Zeitung.
Além da confiabilidade, o austríaco destacou que o desenvolvimento dos carros terá papel decisivo em uma temporada marcada por regulamentos ainda recentes. Segundo ele, as atualizações podem gerar ganhos expressivos de desempenho nesta fase do ciclo técnico: “De maneira geral, as atualizações são certamente mais eficazes neste estágio dos regulamentos. É possível ganhar meio segundo de uma só vez”, acrescentou.
Marko também demonstrou esperança de que a Red Bull Racing consiga reduzir a diferença para os líderes: “A Red Bull está correndo pela primeira vez com um carro no limite mínimo de peso, então certamente estará lá. Espero que Max (Verstappen) possa lutar na frente. A Mercedes é a favorita, mas o restante do grid está mais do que interessante”, encerrou o ex-dirigente.
