F1: Marko revela que saída de Ricciardo da RB foi tomada antes do GP de Singapura

Após o GP de Singapura, a RB anunciou a saída de Daniel Ricciardo da equipe. Rumores já circulavam no paddock sobre uma possível substituição para o final da temporada, mas a Red Bull esperou para confirmar; Helmut Marko explica o porquê.

“A saída de Ricciardo só foi anunciada após o final de semana de corrida em Singapura por razões comerciais convincentes”, disse Marko. 

O conselheiro da Red Bull afirmou que o australiano soube antes do GP de Singapura que seria dispensado da equipe. “Ele mesmo foi informado com antecedência e, para usar suas próprias palavras, ele está em paz com isso”, acrescentou.

Ricciardo foi dispensado antes, em 2022, e ficou por um tempo como piloto reserva da Red Bull. No entanto, após a demissão de Nyck de Vries da RB, ele conseguiu a oportunidade de voltar para Fórmula 1. Segundo Marko, o objetivo era transferi-lo para a Red Bull caso seu desempenho fosse bom.

“Ele recebeu uma segunda chance que ninguém mais teria dado a ele. E isso foi feito com a premissa de que um retorno à Red Bull Racing seria possível se o desempenho estivesse lá. A RB sempre foi apenas uma parada temporária. Mas as performances necessárias só aconteceram duas vezes: uma com um quarto lugar na corrida sprint de Miami este ano e outra no México no ano passado”, disse Marko. 

“Fora isso, a velocidade não estava lá e a consistência também não. O desempenho total que justificaria uma promoção à Red Bull estava faltando. Mas esse era o objetivo de toda a situação.”

“Se soubéssemos por que o desempenho não estava à altura, faríamos tudo o que pudéssemos para mudar isso. Mas o mesmo instinto assassino não estava mais presente. Ele era famoso por suas ultrapassagens e freadas implacáveis no último momento. Mas isso também não estava mais acontecendo.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.