F1: Marcada por bandeiras vermelhas, Verstappen garante a pole para o GP da Holanda

Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Holanda em Zandvoort, com Lando Norris ao seu lado na primeira fila. George Russell fez um movimento tardio para garantir o terceiro lugar, enquanto Alex Albon completou sua melhor sessão na F1 como piloto da Williams, garantindo o quarto lugar. A grade de largada para o GP da Holanda será diversificada, com seis equipes diferentes representadas no top seis.

Esta é a nona pole position de Verstappen na temporada de F1 de 2023 e a 29ª de sua carreira. Ele manteve seu recorde de 100% de P1s em qualificações ou corridas no seu GP em casa desde que o evento retornou ao calendário em 2021.

Liam Lawson, da AlphaTauri, fez sua estreia em qualificações de F1 após o acidente de Daniel Ricciardo durante o FP2, que resultou em lesão. Lawson terminou em último e largará na 20ª posição. Alex Albon, da Williams, foi elogiado por sua performance consistente, marcando setores roxos consecutivos e chegando ao Q3 pela primeira vez em sua carreira, mostrando a força da Williams em Zandvoort. No entanto, Logan Sargeant bateu em sua primeira volta rápida no Q3, causando uma bandeira vermelha. Charles Leclerc também bateu mais tarde no Q3.

Lewis Hamilton não avançou para o Q2, pois ele e a Mercedes não conseguiram tirar vantagem do circuito nas melhores condições. Hamilton foi o único dos líderes a se encontrar fora de posição na grade. As condições da pista mudaram ao longo da sessão, começando molhada e secando com o tempo, levando a várias conversas sobre o ponto de troca de pneus no rádio das equipes.

O início do Q3 viu os pilotos optando pelos pneus macios pela primeira vez no sábado em Zandvoort. Aqueles que tentaram os intermediários rapidamente voltaram aos boxes para trocar pelos macios. No entanto, Sargeant mostrou que a pista ainda estava traiçoeira ao bater na curva dois, causando uma bandeira vermelha com oito minutos restantes na sessão. Houve um atraso considerável para reparos na barreira. Após a primeira tentativa, Norris estava na liderança, com Oscar Piastri bloqueando a primeira fila e deixando Verstappen em terceiro.

Leclerc foi o próximo a causar uma bandeira vermelha devido a um acidente com quatro minutos restantes na sessão. Verstappen e Norris aumentaram significativamente o ritmo, mas o holandês foi mais consistente durante a volta, garantindo a pole com um tempo de 1:10.567. O tempo de Norris foi suficiente para o segundo lugar e Russell garantiu o terceiro com um movimento tardio. Albon terminou em quarto, completando uma sessão fantástica para o piloto britânico-tailandês.

Q1
A qualificação começou com a pista molhada e os pilotos foram para a pista com pneus de chuva. Depois dos 18 minutos do Q1, Alexander Albon foi o mais rápido, superando Verstappen e Piastri, respectivamente P2 e P3.

Os eliminados foram: Guanyu Zhou, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e o estreante Liam Lawson.

Q2
O clima gradualmente melhorava em Zandvoort, mas ainda eram necessários os pneus intermediários. Verstappen liderava o Q2 até os minutos finais, mas foi superado primeiro por Albon, depois por Russell e Piastri – o último assumindo a liderança. Hamilton ocupava a oitava posição, mas uma melhora de Sargeant na último volta tirou o heptacampeão da disputa pela pole.

Junto com Hamilton, os eliminados foram: Lance Stroll, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg.

Q3
Os pilotos foram para a pista com os pneus slicks, a medida que a pista secava completamente. Depois de quatro minutos passados, a bandeira vermelha veio quando Sargeant errou e foi direto para as proteções. O norte-americano tinha acabado de fazer uma boa volta, suificiente para a P2 atrás do seu companheiro de equipe Albon.

A sessão foi reiniciada e a McLaren pulou para o topo com Norris em primeiro e Piastri em segundo, mas não durou muito a ação. Leclerc bateu e trouxe outra bandeira vermelha, interrompendo novamente a qualificação.

Com a sessão reiniciada, Verstappen melhorou seu tempo e garantiu a pole.

Confira o grid de largada do GP da Holanda:
1 ) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’10.567
2 ) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’11.104
3 ) George Russell (Mercedes), 1’11.294
4 ) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’11.419
5 ) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’11.506
6 ) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’11.754
7 ) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’11.880
8 ) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’11.938
9 ) Charles Leclerc (Ferrari), 1’12.665
10 ) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’16.748
11 ) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’20.121
12 ) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’20.128
13 ) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’20.151
14 ) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’20.230
15 ) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’20.250
16 ) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’22.067
17 ) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’22.110
18 ) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’22.192
19 ) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’22.260
20 ) Liam Lawson (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’23.420