F1: “Limite orçamentário cria grandes problemas”, afirmou Marko

O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, expressou grande preocupação com o impacto do limite orçamentário na Fórmula 1. Segundo ele, a restrição financeira torna o desenvolvimento de melhorias nos carros muito mais desafiador em 2025, exigindo que todas as atualizações sejam bem-sucedidas devido ao alto custo. Além disso, Marko aponta dificuldades na contratação de pessoal, especialmente com a chegada da Cadillac à categoria.

Marko destacou que, apesar da equipe Red Bull contar com profissionais talentosos, o limite orçamentário impõe restrições significativas. “O limite orçamentário é um grande problema”, afirmou Marko ao Auto Motor und Sport. “O departamento financeiro da Red Bull Racing emprega mais de quarenta pessoas. Se o nosso chefe de tecnologia, Pierre Waché, quer algo, ele tem que ir lá primeiro. Então, o cálculo acontece. Quanto isso custa? Podemos pagar por isso? É um investimento responsável?”

O consultor da Red Bull destacou que a ineficiência no desenvolvimento de atualizações pode ter um impacto negativo duplo. “Quanto mais ineficiente você for, maior o impacto. Uma atualização que não funciona é um desperdício de dinheiro de duas maneiras. Por um lado, o desenvolvimento em que você investiu dinheiro não está compensando e, por outro, porque você não pode alocar esses recursos para uma parte diferente”. Marko afirmou que a McLaren se destaca nesse aspecto, com cada atualização sendo eficiente e liberando recursos para outras áreas.

Marko também expressou preocupação com a chegada da Cadillac em 2026 e a concorrência por profissionais. “Novas equipes não são o único problema. As pessoas também estão sendo atraídas de fora. Você costumava atrair funcionários com o fascínio pela Fórmula 1, mas isso mudou”, disse Marko. Ele apontou que o mercado de trabalho está mais competitivo e que os jovens buscam um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, tornando as longas temporadas da F1 menos atraentes.

Além disso, Marko mencionou que o limite orçamentário dificulta a oferta de salários competitivos, levando profissionais a buscar oportunidades em outras indústrias. A combinação do limite orçamentário, a concorrência por profissionais e a chegada de novas equipes, representa um desafio significativo para todas as equipes da Fórmula 1.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.