Charles Leclerc manifestou otimismo após os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, indicando que a Ferrari pode ter sua “melhor chance” de enfrentar a Red Bull nesta temporada. Com um desempenho consistente e colocando-se quase quatro décimos à frente de Max Verstappen no TL2, Leclerc e seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, que já garantiram um terceiro lugar cada um nas corridas iniciais da temporada, esperam que a SF-24 continue sua trajetória positiva.
A equipe italiana trabalhou arduamente para superar as limitações do modelo anterior, e Leclerc se mostrou satisfeito com o comportamento do carro desde o início em Melbourne. “Tivemos um dia positivo, desde as primeiras voltas no TL1 até o final do TL2, o que é um bom começo,” disse Leclerc. No entanto, ele salienta que ainda há espaço para melhorias e que os treinos de corrida foram encorajadores.
Apesar da Red Bull manter-se como referência com 1-2 consecutivos, Leclerc acredita que a prática promissora da Ferrari pode oferecer oportunidades. “Estamos em uma posição melhor que as duas primeiras corridas. Acho que a Red Bull ainda está à frente, mas talvez tenhamos nossa melhor chance este fim de semana desde o início da temporada,” avaliou.
Com os resultados positivos das primeiras corridas, a Ferrari parece ter alcançado seu objetivo de traduzir a impressionante velocidade em uma volta em um ritmo de corrida mais consistente em 2024. O conselheiro de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, observou que a corrida de Leclerc no TL2 foi “notável”, mas o monegasco alertou que algumas equipes não conseguiram realizar voltas limpas.
Leclerc, que enfrentou desafios durante os treinos, incluindo uma saída de pista na curva 1, ressaltou as dificuldades do circuito: “Tudo é muito complicado. É uma pista desafiadora, com zebras altas e o vento também. E há apenas uma linha; se você sai um pouco, perde muita aderência, o que torna tudo um desafio. Mas estamos rápidos e gostando disso, só precisamos esperar e ver amanhã se estamos rápidos o suficiente.”