F1: Kvyat afirma que chegou a receber oferta da Ferrari em 2016

O ex-piloto de Fórmula 1, Daniil Kvyat, afirmou que rejeitou uma proposta da Ferrari para substituir Kimi Raikkonen no início de 2016.

Tendo entrado na F1 em 2014 com a Toro Rosso (atual AlphaTauri), Kvyat foi impressionante o suficiente para ganhar uma promoção para a equipe principal, a Red Bull quando Sebastian Vettel optou por mudar para a Ferrari.

Durante sua única temporada completa com a equipe austríaca, Kvyat superou o companheiro de equipe Daniel Ricciardo, antes de começar sua segunda temporada com um pódio na terceira etapa, na China.

Kvyat revelou agora que seus esforços renderam uma oferta de contrato com a Ferrari, que o teria feito parceiro de Vettel na prestigiada equipe italiana.

No entanto, tudo acabou quando ele foi afastado da Red Bull, depois de apenas quatro corridas em 2016, sendo mandado de volta para a Toro Rosso.

Falando no podcast Track Limits, Kvyat comentou sobre como foi difícil se recuperar mentalmente após seu rebaixamento da Red Bull, e ver uma proposta potencial da Ferrari também ser cancelada.

“Eu estava me saindo muito bem, eu acho”, lembrou ele. “Tinha acabado de conseguir mais um pódio para a equipe e, na época, também tive uma proposta para correr pela Ferrari para substituir Kimi (Raikkonen).”

“Isso estava acontecendo nos bastidores, então foi uma situação muito difícil para mim mentalmente, voltar de ser procurado pela Ferrari, tendo visto o contrato, e então ter que voltar para a Toro Rosso de repente, e as coisas não irem bem”, disse ele.

Com sua confiança muito abalada, o desempenho de Kvyat piorou no restante de 2016, quando ele marcou apenas mais quatro pontos com a Toro Rosso, enquanto seu substituto na Red Bull, Max Verstappen, venceu sua corrida de estreia com a equipe na Espanha.

Embora ele tenha mantido seu lugar na Toro Rosso, o desempenho de Kvyat não melhorou em 2017, resultando em sua dispensa pela equipe antes do final da temporada.

Kvyat acabaria assinando com a Ferrari em 2018, mas apenas como piloto reserva.

Ele ainda teria uma surpresa na F1, quando a Toro Rosso o chamou de volta em 2019, para fazer parceria com o então estreante, Alex Albon.

Apesar de ter conseguido um pódio em um caótico GP da Alemanha, muito afetado pela chuva em sua temporada de retorno, Kvyat foi esquecido para um retorno à Red Bull quando Pierre Gasly foi dispensado no meio do ano, e a equipe promoveu Albon.

Em uma disputa interna entre os dois pilotos rebaixados da Red Bull, Gasly superaria Kvyat ao longo do próximo ano e meio na Toro Rosso/AlphaTauri, levando o russo a ser dispensado novamente pela equipe, quando Yuki Tsunoda, apoiado pela Honda, foi considerado pronto para fazer sua estreia em 2021.

Kvyat ainda assinou um acordo para se tornar piloto reserva da Alpine em 2021, mas não surgiu mais nenhuma chance depois disso na F1, com o piloto nascido em Moscou chegando a participar de corridas na NASCAR e em corridas de resistência (WEC).

O ex-piloto de F1 deve fazer sua estreia na Fórmula E no final deste mês, com a equipe Nio 333, durante um teste em Berlim.