F1: Krack diz que não tinha certeza da renovação de Alonso com a Aston Martin

O chefe da Aston Martin, Mike Krack, afirmou que não tinha certeza da renovação de Fernando Alonso com a equipe, antes do anúncio oficial. No início do mês, a Aston Martin confirmou a extensão do contrato do piloto espanhol por várias temporadas, garantindo sua permanência até pelo menos 2026.

Alonso havia admitido preocupações com o calendário extenso da Fórmula 1, que conta atualmente com 24 etapas, e se comprometeria apenas se estivesse 100% focado.

Mesmo assim, o bicampeão optou por assinar um novo contrato que o verá correr pela Aston Martin na nova era de regulamentos da categoria, que terá início em 2026, com a parceria da equipe com a Honda.

Questionado pelo Autosport se a equipe de Silverstone estava confiante na renovação de Alonso nos meses anteriores, Krack respondeu: “Não, eu não estava convencido.”

“Fernando foi bem claro quando alegou que o calendário e as viagens consomem muita energia, principalmente se você quiser fazer as coisas do jeito que ele faz. Não existe 99%. É por isso que, com o calendário como está, te suga tudo. Acho que ele já disse isso muitas vezes: não há vida. Você está 100% dentro ou fora”, disse Krack.

“Vendo como ele trabalha, como interage quando está lá, você percebe que para ele só existe o 100%. E você também entende que quando ele diz que não há vida pessoal, é verdade. Então, considerando isso, eu tinha receio de que ele dissesse: ‘Não, quero fazer outra coisa na vida’. Fiquei muito feliz em ver que ele ama a F1 mais do que a vida pessoal.”

Alonso havia declarado no início da temporada que, caso decidisse continuar a carreira, negociaria prioritariamente com a Aston Martin. Apesar de admitir conversas iniciais com outras equipes, e Krack elogiou o espanhol por se manter fiel às suas palavras.

“Fernando é um homem de palavra”, disse Krack. “Ele nos disse que o que comunicou externamente era o mesmo que comunicou internamente. Ele disse: ‘Preciso conversar primeiro comigo mesmo, e preciso decidir se quero continuar. Então, se eu quiser continuar, quero conversar primeiro com a Aston Martin’. Foi isso que aconteceu. E estamos muito felizes que tenha terminado como terminou”, acrescentou.

Krack afirmou ainda, que a Aston Martin também se prepara para negociar a renovação de contrato com Lance Stroll ‘nas próximas semanas’, para mantê-lo como companheiro de equipe de Alonso.