O chefe da Haas, Ayao Komatsu, negou categoricamente que a recente evolução da equipe na temporada 2024 da Fórmula 1, tenha sido resultado de um aumento no orçamento operacional. A afirmação contradiz diretamente declarações anteriores de seu antecessor, Guenther Steiner, que frequentemente atribuía a falta de desempenho da equipe à insuficiência de recursos financeiros.
Em entrevista à Auto Motor und Sport, Komatsu afirmou que a equipe não teve um aumento de verba, e que todos os desenvolvimentos foram feitos dentro do orçamento previsto. Segundo ele, o segredo do sucesso está na otimização dos recursos e na melhoria da comunicação interna.
“Tivemos exatamente o mesmo orçamento no ano passado. Tudo se resume a como você usa esse dinheiro e como faz as pessoas trabalharem em direção a um objetivo comum”, disse Komatsu.
O novo chefe da Haas também atribuiu o salto de desempenho da equipe à uma reorganização interna, com foco em objetivos claros, estratégia definida e responsabilidades fixas.
Apesar do progresso, Komatsu mantém os pés no chão e afirma que a Haas ainda não é uma equipe competitiva para a ponta do grid da Fórmula 1.