O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso acredita que os pilotos atuais da Fórmula 1 estão mais preparados do que nunca para a categoria. O espanhol, que continua a competir em alto nível aos 43 anos, destacou o desempenho de jovens talentos como Oliver Bearman e Franco Colapinto na temporada 2024.
Alonso, que recentemente renovou seu contrato com a Aston Martin até 2026, tem testemunhado de perto o desenvolvimento desses novos pilotos. Bearman, por exemplo, substituiu Carlos Sainz na Ferrari e conseguiu se destacar em sua estreia na Fórmula 1, mesmo com pouco tempo de preparação. Colapinto também impressionou ao assumir o lugar de Logan Sargeant na Williams.
O espanhol destaca que os pilotos atuais estão mais preparados graças a fatores como simuladores e testes adicionais que são realizados em carros mais antigos de F1, além de participações em sessões de TL1. No entanto, ele ressalta que o desafio de manter um alto nível de desempenho durante uma temporada de 24 corridas é muito grande.
“Acho que eles fizeram um trabalho incrível, e isso é um crédito para eles. Eles estão mais preparados, sim. Eles fazem mais simulador, eles fazem alguns outros testes, mas não é a mesma coisa quando você testa e depois quando você corre, e eles tiveram a pressão da corrida, circuito de rua e coisas do tipo, e eles fizeram um trabalho incrível”, disse Alonso.
“O campeonato também é de 24 corridas, e eles precisam se apresentar nesse nível máximo por dez meses, e esse é provavelmente outro desafio. Mas até agora, eles têm sido incrivelmente bons, e isso é bom para a categoria e para o futuro”, completou Alonso.