Nome forte da F1 assume papel estratégico na transição da equipe para a Audi em 2026
Jonathan Wheatley será o novo chefe de equipe da Sauber a partir de 1º de abril de 2025. A nomeação faz parte da estratégia de transição da organização, que se tornará a equipe de fábrica da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026. Wheatley, um dos nomes mais respeitados do paddock, estreará na função no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.
Ele trabalhará em conjunto com Mattia Binotto, diretor de operações e diretor técnico, formando a liderança da Sauber Motorsport AG. A estrutura da equipe permite que ambos reportem diretamente a Gernot Döllner, presidente do conselho de administração da Sauber Motorsport AG, com funções bem definidas para conduzir a equipe ao sucesso.
Com essa nomeação, a Stake F1 Team dá mais um passo para a chegada da Audi à Fórmula 1, evento que ocorrerá dentro de nove meses.
A trajetória de Wheatley na categoria começou nos anos 1990, quando ingressou na Benetton Formula One e chegou ao cargo de chefe de mecânicos. Após um período na Renault, ele se juntou à Red Bull Racing em 2006, logo no início do projeto da equipe, e foi peça-chave como diretor esportivo. Durante sua passagem por Milton Keynes, a Red Bull conquistou seis títulos de Construtores e sete de Pilotos.
Agora, na Stake F1, Wheatley assume um desafio estratégico: liderar a equipe na transição para se tornar uma das grandes forças da categoria sob o comando da Audi.