F1: Alex Dunne será primeiro irlandês em 22 anos na Fórmula 1

O jovem irlandês Alex Dunne, de dezenove anos, terá sua primeira experiência oficial em um final de semana de Fórmula 1. O atual líder da Fórmula 2 foi confirmado pela McLaren para participar da primeira sessão de treinos livres do GP da Áustria, substituindo Lando Norris na sexta-feira.

Será a primeira vez em 22 anos, que um piloto irlandês participa de uma atividade oficial de F1. O último foi Ralph Firman em 2003, que competiu pela Jaguar com licença irlandesa. Dunne também se torna o primeiro piloto nascido na República da Irlanda a estar em ação na F1 desde Tommy Byrne, em 1982.

“É uma oportunidade incrível. Estou muito animado para dar algumas voltas com o MCL39 e ajudar a equipe na preparação para o final de semana”, afirmou Dunne. “Tenho me preparado bem, com testes em carros anteriores, no MCL60, e também com bastante tempo no simulador, o que foi uma experiência fantástica.”

Dunne agradeceu à McLaren pela confiança: “É um grande passo no meu desenvolvimento dentro do programa de jovens pilotos da equipe, e estou realmente empolgado por me juntar ao time na pista”, concluiu.

Alexander Dunne
Foto: Getty Images

Andrea Stella, chefe da McLaren, destacou a importância da atividade: “É ótimo poder dar essa chance ao Alex. Será um tempo valioso ao volante de um carro de Fórmula 1, parte fundamental do processo de desenvolvimento. Ele vai contribuir com informações importantes para o acerto do carro ao longo do fim de semana.”

A sessão faz parte das exigências da FIA, que obriga todas as equipes a oferecerem duas oportunidades por carro, por temporada, para pilotos novatos. Outros nomes, como Pato O’Ward, piloto da Indy, também já foram confirmados para participações futuras, no caso do mexicano, em sua corrida caseira.

Dunne vive uma temporada de destaque na Fórmula 2. Venceu a etapa de abertura no Bahrein, se tornando o primeiro irlandês a triunfar na categoria.

Além da estreia na F1, Dunne também irá correr na F2 durante o final de semana austríaco. O cronograma inclui a sessão de classificação da F2 poucas horas após o TL1 com a McLaren, seguido pelas corridas no sábado e domingo.

Caso tenha um desempenho consistente na sexta-feira, é possível que novas oportunidades surjam ainda nesta temporada.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.