F1: Horner classifica a AlphaTauri como equipe cliente da Red Bull

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse que a AlphaTauri é considerada sua ‘equipe cliente’ na Fórmula 1, detalhando o que isso significa para seus pilotos Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda.

Depois de quatro temporadas sob o nome AlphaTauri, a segunda equipe da Red Bull passará por uma nova reformulação para 2024, ao assumir um novo nome, enquanto pela primeira vez na história do time, um novo chefe de equipe estará no comando, com Laurent Mekies (ex-Ferrari) substituindo o agora aposentado Franz Tost, enquanto Peter Bayer chegou como CEO.

No passado considerada a equipe júnior da Red Bull, treinando jovens pilotos com o objetivo de serem promovidos à equipe principal, a dinâmica exata entre as duas equipes de propriedade da Red Bull tornou-se cada vez mais difícil de ser entendida, com a AlphaTauri tendo ido por uma rota cada vez mais independente, que o consultor da Red Bull, Helmut Marko, disse que termina em 2024.

Horner continuou afirmando que a AlphaTauri é considerada como uma ‘equipe cliente’ da Red Bull, com pilotos como Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, sendo considerados no nível necessário para a equipe principal da Red Bull.

Questionado no podcast Sky F1, para confirmar qual o propósito da segunda equipe da Red Bull na F1, Horner apontou que eles têm o multi-vencedor de GPs, Ricciardo, e o agora experiente Tsunoda como dupla de titulares e respondeu: “Ambos são pilotos da família Red Bull, portanto estarão disponíveis caso precisemos deles.”

“A AlphaTauri é propriedade dos mesmos acionistas da Red Bull Racing, mas é claro, a forma como operam é independente da Red Bull, mas eles se beneficiam das peças que podem ser transferidas, como a caixa de câmbio, a suspensão e e assim por diante, da mesma forma que Williams e Aston Martin fizeram com a Mercedes, ou Haas com a Ferrari”, acrescentou.

“Eles estão baseados na Itália, mas têm uma nova gestão chegando, Peter Bayer como CEO e Laurent Mekies como chefe de equipe, e ambos são caras competitivos, ambos querem competir para levar a equipe adiante. E por isso tem uma nova motivação por trás, e essencialmente, eles são clientes da Red Bull Racing”, afirmou Horner.

A FIA respondeu recentemente às preocupações das equipes rivais sobre os planos da Red Bull para fortalecer os laços entre suas duas equipes para 2024, com Marko dizendo que a AlphaTauri precisaria contar com a Red Bull de todas as maneiras que os regulamentos permitirem.

Horner, porém, argumentou que as equipes que se aproximam dos designs da Red Bull, serão vistas amplamente em todo o grid da F1 em 2024, não apenas no caso da AlphaTauri.

“Eles estão projetando seus próprios carros, têm suas próprias ideias”, afirmou Horner. “Embora utilizem o mesmo túnel de vento e certos componentes, nem todas as superfícies aerodinâmicas que, de acordo com os regulamentos, eles próprios devem conceber e desenvolver.”

“Tenho certeza de que há muitos carros no grid… quero dizer, você olha para a McLaren, olha para a Aston Martin, e pode ver as influências de design do nosso carro. E tenho certeza de que isso vai subir e descer no grid no próximo ano”, finalizou Horner.