Colton Herta reconhece que sua primeira temporada na Fórmula 2 está sendo muito abaixo do esperado, mas ainda acredita que pode chegar à Fórmula 1 até 2028. O norte-americano negocia seus planos para 2027 com a Cadillac, embora ainda não tenha uma definição sobre seu futuro dentro da estrutura da equipe.
Em entrevista ao Motorsport.com, o piloto da Hitech admitiu não encontrar explicações para a falta de desempenho nos finais de semana de corrida. Com apenas 26 pontos e a 19ª posição no campeonato, Herta está distante da meta de terminar entre os dez primeiros, expectativa estabelecida pelo CEO da Cadillac na F1, Dan Towriss.
“Não há nada em particular, é o conjunto inteiro. Infelizmente, não tivemos muitos aspectos positivos em nenhum momento. Por algum motivo, não temos ritmo, e nada realmente mudou”, afirmou Herta. Ele também demonstrou surpresa com a diferença de desempenho nas sessões de classificação: “É difícil entender como ficamos três segundos atrás aqui. Simplesmente não faz sentido para mim”.
O cenário contrasta com os testes de pré-temporada em Barcelona, nos quais Herta terminou empatado na 11ª posição entre os mais rápidos, a 0s574 do melhor tempo. Segundo o piloto, o rendimento apresentado nos testes privados e durante a pré-temporada, não se repetiu nas etapas do campeonato. Nas cinco primeiras rodadas, sua média de classificação foi a 14ª posição, mas o desempenho caiu nas sessões seguintes, além de uma sequência de acidentes em Monza e Madri.
Apesar das dificuldades na F2, Herta afirmou que os trabalhos com a equipe de F1 da Cadillac têm apresentado resultados melhores. Ele citou o desempenho no simulador e em um teste com carros de temporadas anteriores (TPC), realizado recentemente, como pontos positivos.

“Meu foco continua sendo chegar à Fórmula 1, e ainda acho que tenho uma chance nos próximos dois anos”, disse ele, que acrescentou que precisa entender qual função a Cadillac poderá oferecer, seja como titular, reserva ou piloto de testes, antes de definir os próximos passos.
Uma segunda temporada na F2 não está descartada, embora não seja sua prioridade. Herta também não confirmou se considera retornar à IndyCar, categoria na qual foi vice-campeão em 2024. Segundo ele, qualquer decisão vai depender das oportunidades apresentadas pela Cadillac para 2027.
Porém, independentemente dessas palavras de Herta, ele não poderia assumir uma vaga de titular na Fórmula 1 por enquanto e nem no próximo ano, pois não possui os pontos de superlicença necessaários para isso, e com sua posição na F2 em 2026, não vai conseguir esses pontos exigidos pela FIA.