A Haas teve um sábado de altos e baixos na sessão de classificação para o GP da Espanha de Fórmula 1, com Oliver Bearman garantindo a 15ª posição no grid e Esteban Ocon largando em 17º. Apesar do resultado modesto, a equipe mostrou progresso e acredita em chances de avançar com uma boa estratégia na corrida no domingo.
Bearman conseguiu avançar ao Q2 após utilizar todos os pneus novos disponíveis e demonstrou surpresa com o desempenho do carro: “Usamos todos os pneus novos para entrar no Q2, e conseguimos, o que é positivo. Fomos provavelmente mais rápidos do que o esperado. Acho que, se tivéssemos um jogo novo no Q2, poderíamos ter brigado por uma vaga no Q3”, afirmou.
O britânico ainda comentou sobre as condições climáticas em Barcelona, destacando o impacto do calor nas estratégias de corrida: “Está muito quente aqui, isso vai definitivamente mudar a forma como fazemos as coisas. Não sei como será a estratégia, mas vamos tentar fazer uma boa corrida”, concluiu.
Ocon, por sua vez, lamentou a eliminação precoce e a pequena diferença que o separou do Q2. “Foi apertado na pista, apenas um décimo teria me colocado no Q2. Mas o fim de semana está longe de terminar, é uma corrida longa, vai ser importante cuidar dos pneus, e haverá muitas estratégias de pit stops. Vamos tentar otimizar tudo e avançar”, acrescentou.
Para o chefe da equipe, Ayao Komatsu, o saldo do dia foi positivo, especialmente após uma melhora significativa do carro em relação aos treinos livres. “O lado bom foi que melhoramos bastante o carro desde o TL3. O time trabalhou duro desde a sexta-feira, e mesmo que tenhamos demorado para chegar a esse ponto, o desempenho foi razoável.”
Komatsu também destacou o trabalho de Bearman: “Ollie fez um ótimo trabalho ao sair do Q1 em 12º, o que superou as expectativas. Infelizmente, isso custou caro, pois não restaram pneus novos para o Q2. Acredito que com um novo jogo ele estaria na briga pelo Q3.”
Pensando na corrida, o time aposta na variedade de compostos disponíveis. “Temos pneus de corrida decentes, todos os compostos à disposição. Isso nos dá boas opções, e agora o foco é a estratégia para domingo”, concluiu Komatsu.