Nesta sexta-feira (30), a Haas teve um dia de treinos livres marcado por altos e baixos no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Com três pilotos, Ollie Bearman, Esteban Ocon e Ryo Hirakawa, a equipe aproveitou as sessões para coletar dados importantes, mas ainda busca um desempenho melhor para o restante do fim de semana.
No primeiro treino livre (TL1), Bearman mostrou bom ritmo e terminou em 7º lugar, e Hirakawa na 17ª posição. “A pista estava muito quente e era fácil superaquecer os pneus, então tivemos que gerenciar isso bastante. Me senti muito mais confiante no carro comparado ao Bahrein e dei um bom passo. Terei mais treinos ao longo da temporada e vou continuar me preparando,” disse Hirakawa.
O segundo treino (TL2), já com Esteban Ocon de volta ao carro, foi mais complicado. O piloto francês terminou em 18º, enquanto Bearman ficou em 19º. Ambos apontaram problemas de equilíbrio e aderência.
“Foi um dia difícil, especialmente à tarde. Tivemos dificuldades com o equilíbrio em curvas de alta velocidade e perdemos tempo com isso. Temos trabalho pela frente hoje à noite, mas mostramos ritmo no primeiro treino e podemos melhorar,” explicou Bearman.
Ocon também comentou sobre os desafios enfrentados nesta sexta-feira: “Faltou equilíbrio, houve inconsistência em algumas curvas e aderência geral. Tivemos apenas uma volta com os pneus macios, teremos mais amanhã e esperamos melhorar.”
O chefe da equipe, Ayao Komatsu, comentou que o dia foi abaixo do esperado, principalmente no segundo treino, mas se mostrou otimista com base no desempenho da primeira sessão.
“Foi uma sexta-feira um pouco mista. O FP1 do Ollie começou bem. Ryo participou pela segunda vez de um FP1 e teve dificuldades com os freios, mas fora isso, fez um bom trabalho. O feedback dele foi bom, tem uma boa postura de trabalho e foi bastante construtivo. No geral, estou satisfeito com a forma como Ryō está se saindo e colaborando com a equipe.”
“O FP2 foi a parte decepcionante do dia. O desempenho do carro não foi tão bom quanto no FP1. Ollie também saiu da pista, então temos trabalho a fazer esta noite. Mas olhando para o que mostramos no FP1, acredito que podemos melhorar o carro e colocar os dois pilotos mais à frente,” concluiu.