A mudança de Nico Hulkenberg da Haas para a Sauber (futura Audi) a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, abriu caminho para a chegada de uma jovem promessa britânica na categoria. Oliver Bearman, de apenas 18 anos, é o favorito para assumir o lugar que será deixado pelo experiente piloto alemão.
Hulkenberg acertou contrato de vários anos com a equipe que se tornará a Audi em 2026. Aos 36 anos, ele espera brigar por vitórias quando a montadora alemã assumir o controle da Sauber. Apesar do talento reconhecido, pódios sempre escaparam de Hulkenberg, que busca na Audi uma oportunidade de brigar no topo.
A Haas valoriza a experiência, e sua atual dupla soma 377 largadas. A equipe americana sofreu com pilotos novatos em 2021 e não quer reviver o ano sem pontuação. Por isso, Hulkenberg substituiu Mick Schumacher em 2023.
No entanto, a Haas parece disposta a mudar de estratégia. O impressionante desempenho de Bearman no GP da Arábia Saudita, quando conseguiu um ótimo P7 com a Ferrari ao substituir Carlos Sainz, colocou o atual piloto da Fórmula 2 em destaque. Suas quatro vitórias em 2023 na categoria júnior credenciam a expectativa de vê-lo como titular na F1 e provavelmente na Haas.
Bearman, piloto júnior da Ferrari, venceu corridas consecutivas em Baku e é um dos favoritos ao título na F2 este ano. Ele também participará de seis treinos livres pela Haas nesta temporada, já que a equipe americana tem forte ligação técnica com a Ferrari.
Em entrevista ao GPblog, Bearman se declarou pronto para a F1. “O primeiro passo é pilotar na F1. Farei isso bastante esse ano, não só em treinos livres, mas espero que também em testes privados. É crucial estar preparado quando a oportunidade surgir”, afirmou ele.
A familiaridade da Ferrari com a Haas torna Bearman um candidato natural. A equipe ainda não se pronunciou oficialmente, mas tudo indica que o jovem britânico será o escolhido para substituir Hulkenberg a partir de 2025, provavelmente ao lado do experiente Kevin Magnussen que já está na equipe.