F1: Haas confia no desempenho de Bearman nas sessões de classificação

A equipe Haas demonstra confiança na capacidade do seu novo piloto Oliver Bearman nas sessões de classificação, apesar do foco nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, em simulações de corrida de longa duração e alto consumo de combustível. Ayao Komatsu, chefe da equipe, destacou que o desempenho de Bearman em sessões de classificação anteriores na Fórmula 1, em suas três participações em 2024, justifica essa confiança.

Bearman, que substituiu Carlos Sainz na Ferrari na Arábia Saudita e Kevin Magnussen na Haas em Baku e Interlagos, já mostrou seu talento em voltas rápidas. Komatsu destacou que Bearman superou Nico Hulkenberg nas duas sessões de classificação que tiveram juntos no ano passado, demonstrando sua habilidade em extrair o máximo do carro em uma única volta rápida.

“Nós o vimos nas sessões de classificação no ano passado”, disse Komatsu à imprensa. “Não acho que ele se saiu mal. Naquela época, ele superou Nico. Em Interlagos, com fim de semana de corrida Sprint, TL1, depois sessão de classificação, ele também superou Nico. Não o trato como um novato nesse sentido.”

A Haas priorizou testes com alto consumo de combustível no Bahrein, para entender melhor a degradação dos pneus e a gestão de combustível. Komatsu explicou que essa abordagem, que se mostrou eficaz em 2024, permite coletar dados que seriam impossíveis de obter durante um final de semana de corrida.

“Nós apenas nos concentramos em obter respostas que você não pode obter durante um fim de semana de corrida, pois nessas ocasiões você nunca tem dois conjuntos do mesmo composto de pneus para testar. É quase impossível obter respostas sobre alguns itens de teste que têm uma certa influência na degradação dos pneus e no gerenciamento de alto consumo de combustível. É nisso que nos concentramos”, finalizou Komatsu.

A estratégia da Haas de focar em corridas longas na pré-temporada, visa otimizar o desempenho do carro em condições de corrida, um aspecto crucial para o sucesso na temporada.