F1: Gabriel Bortoleto terá engenheiro de corrida ex-McLaren na Sauber

O brasileiro Gabriel Bortoleto, que fará sua estreia como piloto titular na Fórmula 1 em 2025 pela Sauber, contará com o espanhol Jose Manuel López como seu engenheiro de corrida. A informação foi apurada pelo Motorsport.com e indica que a equipe suíça aposta na experiência de López, que já trabalhou com Bortoleto na McLaren, para auxiliar o novato na categoria.

López chega à Sauber após um período na McLaren, onde desempenhou a função de engenheiro de performance de Lando Norris e chegou a substituí-lo ocasionalmente como engenheiro de corrida. Em 2024, ele foi realocado para o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe britânica, acompanhando de perto a trajetória de Bortoleto na Fórmula 2, onde o brasileiro conquistou o título logo em sua temporada de estreia.

Com quase uma década de experiência na Fórmula 1, López iniciou sua trajetória na categoria em 2016 com a Haas, onde trabalhou com Esteban Gutiérrez e Kevin Magnussen, além de ter colaborado com o piloto reserva Pietro Fittipaldi. Em 2020, ele se juntou à McLaren, onde permaneceu até sua recente transferência para a Sauber. Antes disso, o engenheiro espanhol também atuou na Carlin, equipe de base pela qual trabalhou com Carlos Sainz.

O companheiro de equipe de Bortoleto, o alemão Nico Hulkenberg, terá Steven Petrik como engenheiro de corrida. Petrik foi contratado junto à Ferrari em 2024 e já desempenhou essa função para Valtteri Bottas na Sauber a partir do GP de Miami do ano passado.

Bortoleto assumiu o posto de titular na Sauber após a saída de Bottas e a decisão da equipe de não renovar com Zhou Guanyu, optando por contratar Hulkenberg. O brasileiro se prepara para sua primeira temporada na elite do automobilismo mundial, e sua jornada começará oficialmente nos testes de pré-temporada da Fórmula 1, que acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro no circuito de Sakhir, no Bahrein.