F1: Fraco rendimento de Perez gera tensão na Red Bull, segundo Marko

Para Max Verstappen, a briga pelo título de pilotos na Fórmula 1 é a prioridade, mas para a maioria dos funcionários da Red Bull Racing, a história é diferente. Seus bônus anuais estão diretamente ligados à posição da equipe no campeonato de construtores. O baixo rendimento de Sergio Perez, segundo Helmut Marko, pode gerar ‘inquietação entre os funcionários na Red Bull’.

Em caso de conquista do campeonato de construtores, como no ano passado, todos os funcionários da Red Bull recebem um bônus considerável. O bom desempenho de Verstappen e Perez é vital para essa premiação, mas o mexicano marcou apenas quinze pontos nas últimas seis corridas. A McLaren, em especial, está se aproximando na briga pelo título, e a equipe já está alerta.

Com a má fase, a permanência de Perez fica cada vez mais ameaçada. Na Hungria e na Bélgica, o piloto precisa melhorar, caso contrário a Red Bull poderá, segundo diversos rumores, ativar uma cláusula contratual que permita sua saída por baixo desempenho, mesmo com o contrato tendo sido renovado recentemente. Em entrevista ao jornal Kleine Zeitung antes do GP da Hungria, Marko reforçou mais uma vez que é do interesse de todos que Perez some pontos.

“Isso também gera tensão para os funcionários. Os bônus deles são baseados na posição do campeonato de construtores, que é o mais importante para eles”, disse Marko ao jornal austríaco, dando outra razão pela qual a substituição do mexicano ainda durante a atual temporada não está descartada.

A grande questão, no entanto, é quem vai assumir o segundo RB20. Provavelmente, será alguém da própria Red Bull. “Acredito que nesse caso vamos usar principalmente nossos pilotos reservas. Temos três jovens pilotos prontos para a Fórmula 1, com Liam Lawson liderando a lista. Atrás dele estão também Ayumu Iwasa e Isack Hadjar”, disse Marko.

Resta saber se Lawson se tornará o novo companheiro de Verstappen em caso de saída de Perez. O neozelandês disputou apenas algumas corridas na categoria no ano passado, substituindo Daniel Ricciardo que estava lesionado. Se a Red Bull precisar pontuar imediatamente, a escolha por Ricciardo ou Yuki Tsunoda (ambos da RB) faria mais sentido. Tsunoda, inclusive, afirmou que consideraria injusto Lawson assumir uma vaga diretamente na Red Bull Racing.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.