F1: Red Bull é acusada de jogo sujo por remover marcador da McLaren

A Red Bull foi acusada de “jogo sujo” após um de seus membros tentar remover uma fita usada pela McLaren para orientar Lando Norris no seu posicionamento no grid de largada do GP dos Estados Unidos. A ação gerou uma multa dos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por infração de regras.

O ex-piloto de Fórmula 1, Karun Chandhok, classificou a atitude da Red Bull como “jogo sujo”, citando o desenho “Corrida Maluca”: “É coisa de Dick Vigarista. Quero dizer, o que vem a seguir? Vão desligar a pistola de roda deles quando não estiverem olhando?”, ironizou Chandhok.

Ele ainda explicou que o uso de fita como marcador não é novidade no automobilismo. “Na verdade, isso é algo que já acontece há muitos anos. Lembro que meu engenheiro de corrida, quando vim para o Reino Unido em 2002, costumava fazer isso, colocar fita no muro. Ironia do destino, ele agora trabalha para a FIA.”

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21 leads as Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 and Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 crash at the start of the race.
Foto: XPB Images

“Aparentemente, esse joguinho está acontecendo o ano todo. Depois que a Red Bull descobriu que a McLaren estava fazendo isso, eles começaram a arrancar a fita em outras corridas”, comentou. “Aí a McLaren encontrou uma fita mais forte, mais pegajosa. Isso tudo é rumor e especulação que ouvi de outras pessoas, então não posso confirmar nada.”

“É um pouco de jogo sujo. Quando o Lando volta para o grid, ele está procurando essa fita. Tem muita coisa acontecendo na volta de formação. É uma volta intensa, com o coração acelerado. Ele mesmo disse isso. E aí, você chega lá e o marcador sumiu. Isso pode te desconcentrar? É esse o objetivo. É jogo sujo, mas é um pouco malandro.”

Com a vitória em Austin, Verstappen se aproximou ainda mais de Norris no campeonato, ficando com apenas 26 pontos de desvantagem. Já a diferença para Oscar Piastri, líder do campeonato, é de 40 pontos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.