F1: FIA confirma regularidade financeira de Honda e Alpine em 2024

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou na terça-feira (28) que nenhuma equipe ultrapassou o teto de custos da temporada 2024 da Fórmula 1. A entidade confirmou que apenas a Aston Martin cometeu uma violação de procedimento, já resolvida por meio de um Acordo de Violação Aceita (ABA).

Com isso, as outras nove equipes do grid foram completamente absolvidas, assim como os cinco fabricantes de unidades de potência, todos dentro dos limites financeiros estabelecidos pela federação. O cenário é diferente em relação ao mesmo período do ano passado, quando a revisão dos dados de 2023 apontou irregularidades  cometidas por dois fornecedores de motores: Honda e Alpine.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team A525.
Foto: XPB Images

Na ocasião, ambos foram considerados em violação procedural do regulamento financeiro. As fabricantes precisaram pagar multas: a Honda desembolsou US$ 600 mil e a Alpine, US$ 400 mil, valores que deveriam ser quitados em até 30 dias após a assinatura dos respectivos acordos.

Agora, com a divulgação dos resultados financeiros de 2024, as duas fornecedoras de unidades de potência foram oficialmente absolvidas, confirmando que a punição do ano anterior deu resultado.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.