F1: FIA confirma invasão de hackers e vazamento de informações sobre pilotos

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que uma falha de segurança em seu sistema, expôs temporariamente dados pessoais de centenas de pilotos. O incidente ocorreu durante o verão europeu e foi rapidamente controlado após ser identificado.

De acordo com relatos divulgados por um usuário identificado como galnagli na plataforma X (antigo Twitter), ele e dois colegas conseguiram acesso a informações confidenciais no portal de categorização de pilotos da FIA, incluindo números de passaporte e dados de contato.

O grupo afirmou que estava testando a segurança do sistema e, ao criar uma conta no portal, decidiu tentar se tornar administrador, o que acabou sendo aceito automaticamente. Essa falha, conhecida como ‘mass assignment’, ocorre quando o servidor confia em um comando sem verificar se o usuário tem permissão para executá-lo.

Com o novo nível de acesso, os hackers puderam visualizar dados de todos os pilotos registrados, incluindo o currículo, superlicença e informações pessoais de vários pilotos da Fórmula 1 e de outras categorias. Segundo galnagli, nenhum documento foi baixado ou armazenado, e a FIA foi informada imediatamente sobre o problema.

F1 2024, Fórmula 1, GP do Catar, Lusail
Foto: XPB Images

Em comunicado, a entidade afirmou que tomou medidas imediatas para proteger os dados e notificou as autoridades competentes, bem como os pilotos afetados, entre eles, o tetracampeão de Fórmula 1, Verstappen: “A FIA tomou conhecimento de um incidente cibernético envolvendo o site de categorização de pilotos durante o verão. Medidas imediatas foram adotadas para proteger os dados e o caso foi reportado às autoridades de proteção de dados, conforme nossas obrigações”, declarou o órgão.

A federação também reforçou que nenhuma outra plataforma digital foi comprometida e que continua investindo em segurança e resiliência cibernética, adotando políticas de segurança desde a concepção em todos os seus projetos digitais.

Dessa forma, apesar do ocorrido, a FIA já tomou as providências necessárias para aumentar ainda mais a segurança dessas informações.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.