F1: Ex-presidente da Ferrari lamenta título perdido por Alonso em 2010

O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, afirmou que ainda sente pena pela derrota de Fernando Alonso na temporada de 2010 da Fórmula 1, quando o piloto espanhol perdeu o título por apenas quatro pontos para Sebastian Vettel, então piloto da Red Bull Racing.

A lembrança de Montezemolo foi reacendida após o bom desempenho da Ferrari no GP de Abu Dhabi de 2024, onde Carlos Sainz conquistou o segundo lugar e Charles Leclerc ficou em terceiro. Apesar disso, a McLaren levou o título de Construtores.

“Se eu penso em Alonso em 2010, me sinto mal. Um quarto lugar teria sido suficiente”, disse Montezemolo durante uma entrevista ao programa La Politica nel Pallone, da Radio GR Parlamento.

Naquele ano, Alonso chegou ao GP de Abu Dhabi com boas chances de se tornar tricampeão na F1. Após largar em terceiro, o espanhol precisava terminar ao menos em quarto para garantir o título. No entanto, ele passou grande parte da corrida preso atrás do Renault de Vitaly Petrov, que fez uma defesa impecável, limitando Alonso ao sétimo lugar.

Montezemolo lembrou como a Ferrari apresentou uma performance inconsistente naquele ano, mas acredita que a equipe atual está melhor posicionada para lutar por títulos. “A Ferrari este ano teve altos e baixos, mas melhorou muito, lutando até o final pelo campeonato de construtores”, disse ele.

Com a temporada de 2024 encerrada, o ex-presidente da Scuderia acredita que o time de Maranello tem boas perspectivas para o próximo ano. “Existem premissas para um bom campeonato no próximo ano, vamos torcer para que seja o decisivo. Em 2026, tudo começará do zero”, encerrou Montezemolo.

As palavras do ex-presidente da Ferrari destacam tanto o legado de desafios enfrentados pelo time italiano, quanto a esperança renovada que a equipe inspira em seus torcedores para o futuro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.