F1: Ex-piloto brasileiro compara domínios de Schumacher e Verstappen

Quem foi o piloto mais dominante na Fórmula 1? Michael Schumacher em 2002 ou Max Verstappen em 2023? Luciano Burti, ex-piloto de F1 e reserva na Ferrari, que atualmente trabalha como comentarista, deu sua opinão. A atual ‘era Red Bull’ superou o domínio Ferrari da época de Schumacher.

Embora reconheça a impressionante sequência de 17 pódios de Schumacher em 2002, com 16 pódios entre primeiro e segundo lugares, Burti destaca que a Red Bull de 2023 levou quase todas as vitórias e não exigiu tanto esforço de Verstappen.

“Minha memória é que não era tão fácil assim”, comentou Burti em um podcast do jornal ‘O Globo’. “Lembro que Schumacher precisava se esforçar muito para conseguir as coisas em alguns momentos. Não acho que a Ferrari foi tão dominante quanto a Red Bull foi este ano.”

“Em circunstâncias normais, Verstappen não precisava se esforçar tanto quanto vi Schumacher se esforçar algumas vezes. Olhando para este ano, acho que o domínio de Verstappen foi maior”, concluiu o brasileiro.

A comparação revive o debate sobre a evolução da Fórmula 1 e a dificuldade de comparar diferentes eras da categoria. Enquanto alguns argumentam que o avanço tecnológico dificulta comparações diretas, outros como Burti, analisam os números e as circunstâncias para apontar Verstappen como o mais dominante, mesmo considerando o carro da Ferrari em 2002.