O jovem irlandês Alex Dunne teve sua primeira experiência oficial em um final de semana de Fórmula 1 nessa sexta-feira, ao participar do TL1 do GP da Áustria com a McLaren. Em sua estreia, Dunne surpreendeu ao marcar o quarto melhor tempo da sessão, ainda que o foco principal tenha sido cumprir um programa de testes para auxiliar a equipe.
“Estou muito feliz com o que fizemos hoje. Sabia que o objetivo não era buscar desempenho, mas seguir um plano de testes e ajudar o time na preparação para o final de semana. Então, poder mostrar ritmo no final foi ótimo”, afirmou Dunne.
Durante a sessão, o piloto completou atividades específicas, incluindo testes aerodinâmicos com sensores e comparações técnicas: “A sessão foi limpa e produtiva. Usei os ‘rakes’ no início para coletar dados valiosos para a equipe e aplicar tudo o que aprendi nos testes com o carro anterior e no simulador. Agradeço à equipe pela excelente preparação.”

Em tom emocionado, Dunne agradeceu à McLaren pela oportunidade: “Quero agradecer imensamente ao Zak (Brown), Andrea (Stella) e todos da McLaren. Sou muito grato e, como disse no rádio ao fim da sessão, hoje um sonho de menino se tornou realidade”, completou.
O chefe da equipe, Andrea Stella, elogiou o desempenho e a contribuição do estreante: “Foi uma sexta-feira produtiva na Áustria. Foi ótimo dar ao Alex a chance de participar de seu primeiro TL1 como parte de nosso Programa de Desenvolvimento. Ele fez um bom trabalho com o carro do Lando, cumprindo um plano de testes extenso antes de uma volta sólida no final. Coletamos dados importantes que serão úteis para Lando e Oscar no restante do fim de semana. Parabéns ao Alex pelo trabalho”, finalizou Stella.