O sábado foi tão chuvoso quanto previsto em Spa-Francorchamps, com a chuva caindo durante o treino final e de forma intermitente ao longo da qualificação. Apesar das condições adversas, Max Verstappen registrou o tempo mais rápido, mas o holandês não largará na pole position devido a uma penalidade no grid. Esta não é a primeira vez que ele cede a pole position a Charles Leclerc em Spa, o que é apenas uma das várias curiosidades e estatísticas interessantes do GP da Bélgica.
Verstappen foi o mais rápido no Q3 em Spa pelo quarto ano consecutivo, mas perde a pole position devido a uma penalidade pelo terceiro ano consecutivo. O holandês nunca venceu uma corrida largando da 11ª posição, mas já venceu partindo de um recorde de nove diferentes posições no grid.
A diferença de Verstappen para o segundo colocado no Q3 na Bélgica foi de 0,632s em 2022, 0,820s em 2023 e 0,595s em 2024.
A Ferrari herda a pole de Verstappen em Spa pelo terceiro ano consecutivo, com Leclerc largando da pole pelo segundo ano seguido. O pole-sitter não venceu nenhuma das últimas cinco corridas de 2024.
Leclerc vai largar de sua 25ª pole position na carreira e sua segunda pole nesta temporada. O último a vencer largando da pole este ano foi o próprio Leclerc, em Mônaco.
Sergio Perez larga em segundo, tendo perdido a pole para Leclerc por apenas 0,011s, mas só conseguiu entrar no Q3 por uma margem de 0,003s. O mexicano larga em segundo em Spa pelo terceiro ano consecutivo e terminou em segundo aqui nos últimos dois anos. Esta é sua primeira largada entre os sete primeiros desde Miami, há oito corridas.
Lewis Hamilton conquistou sua terceira largada no top três nesta temporada, largando em terceiro, superando seu companheiro de equipe em corridas consecutivas pela primeira vez este ano. É o quarto ano consecutivo que Hamilton larga na segunda fila em Spa.
Lando Norris larga em quarto, sua melhor posição de largada em Spa, mas sua pior largada nesta temporada desde Mônaco, há seis corridas. Oscar Piastri largará em quinto, mesma posição do ano passado, quando sofreu um acidente na primeira volta.
George Russell ficou com a sexta posição, mantendo a liderança de 10-4 sobre Hamilton na comparação de classificações deste ano. Carlos Sainz larga em sétimo, sendo superado por Leclerc pela primeira vez em quatro corridas.
Fernando Alonso garantiu sua terceira aparição consecutiva no Q3. Esteban Ocon larga em nono, alcançando o Q3 após ser eliminado no Q1 em Silverstone e no Hungaroring.
Alex Albon largará no top 10 após a penalidade de Verstappen ser aplicada. Pierre Gasly larga em 12º, mesma posição em que largou esta corrida no ano passado. Ele foi superado por Ocon na classificação por 10-4 nesta temporada.
Daniel Ricciardo superou seu companheiro de equipe em corridas consecutivas, mas Yuki Tsunoda tem uma penalidade no grid aqui. Lance Stroll alcançou o Q3 nas últimas duas corridas, mas não conseguiu repetir o feito após um acidente no TL3, garantindo um lugar no Q2.
Ambos os carros da Haas foram eliminados no Q1 pela primeira vez desde Mônaco 2023. Nico Hulkenberg superou seu companheiro de equipe, garantindo uma vantagem de 11-3 no confronto direto.
Tsunoda sofreu sua terceira eliminação no Q1 nesta temporada e a terceira eliminação no Q1 em quatro visitas ao GP da Bélgica. Logan Sargeant foi eliminado no Q1 pela primeira vez desde a Áustria. Zhou Guanyu foi o mais lento na qualificação pela oitava vez nesta temporada.