O engenheiro-chefe da Red Bull Racing, Paul Monaghan, destacou o progresso obtido com o RB21 nas últimas corridas, explicando que a melhora do carro não veio de uma única solução, mas de um conjunto de fatores que finalmente se alinharam.
Ao ser questionado sobre os comentários de Max Verstappen, que havia dito que o potencial do carro já existia antes de Monza, Monaghan afirmou: “Acho que várias coisas aconteceram ao mesmo tempo, e não quero contradizer Max, não sei exatamente o que ele disse. Muito trabalho foi feito desde o início da temporada para termos um carro melhor. Achávamos que havíamos identificado o problema, mas foram necessários alguns passos até chegar lá, e não apenas retirar carga aerodinâmica”, afirmou.
Segundo o engenheiro, o ponto de virada, veio quando diferentes atualizações e ajustes começaram a funcionar em harmonia: “A combinação de fatores quando chegamos a Monza, fez o carro evoluir muito, mas não foi uma questão isolada. Não se trata de um ou dois componentes, nem apenas da geometria da carroceria. Muitas coisas aconteceram na ordem certa”, disse ele.
Monaghan também elogiou o comprometimento de Verstappen, destacando que o holandês manteve o foco e a motivação mesmo quando o RB21 não era o carro mais competitivo: “Este ano o desafiou de uma forma diferente, porque o carro nem sempre foi rápido o suficiente em todos os circuitos. Mas ele sempre acreditou que, se a equipe estava envolvida, ele também estava, e ajudou o máximo possível para nos tirar daquela situação”, acrescentou.

Por fim, o engenheiro destacou a importância de Verstappen dentro e fora das pistas: “Ele é um piloto extraordinário, dentro e fora do carro. É um daqueles talentos raros que consegue unir a equipe. Não é o único responsável por isso, mas é uma parte muito grande. E é ótimo tê-lo conosco”, completou.
Apesar de não ter repetido o domínio mostrado em Austin, Verstappen teve um bom desempenho no México, especialmente no último trecho da corrida com os pneus macios, quando se aproximou de Charles Leclerc na disputa pelo segundo lugar. O resultado reforça o momento de recuperação da Red Bull Racing ainda na temporada 2025 da Fórmula 1 e a confiança renovada em seu projeto técnico.
