F1 enfrentou alguma relutância em introduzir combustíveis sintéticos até 2026

Alguns fornecedores de combustível da Fórmula 1, inicialmente relutaram em abraçar a mudança planejada da categoria para combustíveis sintéticos, de acordo com seu diretor técnico, Pat Symonds.

Com lançamento previsto para 2026, a próxima geração de unidades de potência da F1, funcionará com combustíveis sintéticos que são totalmente sustentáveis, mas podem ser usados em um motor de combustão interna padrão. Isso é parte de seus esforços para reduzir suas emissões de carbono a zero até 2030.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Embora os carros gerem apenas 0,7% das emissões totais produzidas pela F1, Symonds disse que abordar isso é importante para a imagem de um esporte que é visto como ‘bebedor de gasolina’.

“Tivemos que definir alguns objetivos bastante difíceis porque somos um esporte público e isso é uma espécie de faca de dois gumes”, disse Symonds à Blackbook Motorsport. “Fico muito chateado quando vejo as palavras ‘engolindo gasolina’, ao lado da Fórmula 1, e você vê isso com muita frequência na imprensa popular, quando a realidade é que somos tudo menos isso.”

“A sustentabilidade ambiental não é importante apenas para a F1, é importante para todos”, acrescentou. “Não estamos mais debatendo as mudanças climáticas, esse debate terminou há muitos anos. O debate agora é como garantir que estamos contribuindo para a redução das mudanças climáticas, contribuindo com tecnologias que ajudarão nosso planeta.”

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

No entanto, Symonds teve que superar alguma resistência para afastar a F1 da gasolina convencional.

“Quando comecei este projeto, provavelmente no início ou durante 2018, tinha um pequeno trabalho em minhas mãos tentando persuadir algumas pessoas de que isso era algo que poderia ser feito, e algo que tínhamos que fazer”, disse ele. “Eu diria até que com algumas das petroleiras houve certa relutância.”

“Mas o que tem sido realmente esclarecedor, o que tem sido realmente gratificante, é que ao longo do tempo que falamos sobre isso, as pessoas aderiram e eu quase não posso acreditar.”

“Agora estamos vendo nossos patrocinadores, estamos vendo nossos parceiros, eles querem essa história de sustentabilidade. É importante para eles. E é particularmente gratificante ver as empresas petrolíferas a bordo também. Como você sabe, temos um parceiro global na Aramco, que está sendo absolutamente fundamental neste programa. Essa é a maior empresa de petróleo do mundo que está investindo recursos realmente consideráveis em um programa como a Fórmula 1.”

“Não estou totalmente convencido de que a eletrificação é a única resposta”, disse ele. “É uma parte muito, muito importante da resposta, não há dúvida sobre isso, e acho que provavelmente é a resposta ideal em um ambiente urbano. Mas acho que estaremos sempre pressionando, é essa não é a única resposta.”

“Existem várias partes para um futuro de baixo carbono e precisamos estar totalmente engajados em quais são essas partes. Não importa quais sejam, nós só precisamos estar lá, precisamos fazer parte disso”, disse ele.

“Definitivamente aumentaremos nossa hibridização. Nossa próxima fórmula talvez não seja exatamente 50-50 da potência do motor de combustão interna e elétrica, mas certamente não está muito longe disso. E ao nos envolvermos nesse setor de tecnologia, vamos levá-lo adiante”, finalizou.

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon