F1: Emissora de TV austríaca pede desculpas por comentário ofensivo sobre mãe de Bortoleto

A emissora austríaca ORF publicou um pedido oficial de desculpas, após um comentário ofensivo feito pelo ex-chefe da Toro Rosso e da AlphaTauri, Franz Tost, durante a transmissão do GP de São Paulo de Fórmula 1.

Tost atuava como comentarista convidado quando Gabriel Bortoleto foi eliminado ainda na primeira volta, após toque com a Aston Martin de Lance Stroll na curva 10. Logo depois do acidente, as câmeras exibiram imagens da família do brasileiro, incluindo sua mãe, visivelmente abalada no box da Sauber.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

No ar, Tost reagiu dizendo: “Ele está na fase de aprendizado. As mães não precisam olhar tão estúpidas, isso é completamente normal”, disse o ex-chefe de equipe.

Essa frase gerou forte repercussão negativa nas redes sociais e levou a ORF a se retratar publicamente. Em comunicado, a emissora lamentou: “Durante a co-narração do GP de São Paulo, na fase agitada da largada, quando a mãe e a família de Gabriel Bortoleto apareceram na transmissão após o acidente, uma declaração inaceitável foi feita, pela qual pedimos sinceras desculpas”.

F1 2023, GP de Mônaco, Monte Carlo
Foto: XPB Images

A ORF classificou a expressão usada por Tost como inadequada e acrescentou que adotará medidas internas para evitar novas situações semelhantes: “A escolha das palavras foi completamente imprópria, e o ORF Sport tomará as precauções necessárias para garantir que isso não ocorra novamente”, encerra o comunicado.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

O episódio acontece em um momento de grande visibilidade para Bortoleto, que disputava sua corrida em casa e viu sua participação terminar logo no início após o incidente com Stroll.