A Alpine encerrou a temporada garantindo o sexto lugar no Campeonato de Construtores após uma corrida sólida em Abu Dhabi. Pierre Gasly largou em quinto, chegou a ocupar o terceiro lugar, mas terminou em sétimo, garantindo pontos importantes e vencendo a disputa direta com Nico Hülkenberg pelo décimo lugar no Campeonato de Pilotos. Jack Doohan, estreando na Fórmula 1 para substituir Esteban Ocon, largou de 17º e terminou em 15º, conseguindo experiência valiosa para 2025. A equipe comentou sobre a última corrida da temporada, confira:
Pierre Gasly:
“Estou muito feliz por toda a equipe, pois conquistamos o sexto lugar no Campeonato de Construtores. Esta temporada teve momentos extremamente baixos e outros extremamente altos. Passamos por situações difíceis este ano, e estou muito orgulhoso da reação da equipe para virar a situação. Terminamos com um carro competitivo, que nos permitiu brigar regularmente pelo Q3 e por pontos nas corridas. Mérito também à Haas, foi uma ótima disputa com eles nas últimas corridas. Tive ainda uma batalha pessoal com Nico [Hülkenberg] pelo décimo lugar no Campeonato de Pilotos. Hoje foi apertado com ele, como sempre. Ele estava logo atrás de mim, e eu sabia que bastava reagir ao que ele fazia para alcançarmos nossos objetivos. Foi bom correr em terceiro lugar por um tempo, mas sabíamos que essa não era nossa luta hoje. No final, um resultado importante, sexto lugar garantido no Campeonato. Parabéns a todos na equipe por essa conquista.”
Jack Doohan:
“Primeiramente, obrigado a Luca de Meo, Flavio Briatore e Oliver Oakes pela oportunidade. Foi uma experiência incrível fazer minha estreia na Fórmula 1, e sou muito grato por terem confiado em mim para assumir o carro neste fim de semana. Obrigado a toda a equipe por tornar essa transição o mais tranquila possível. Foi fantástico voltar a correr; aprendi muito e adquiri muita experiência. Terminamos em sexto no Campeonato de Construtores, o que é ótimo. Estou feliz por ter ajudado, tanto neste fim de semana quanto ao longo de toda a temporada nos bastidores, para alcançar isso. Parabéns ao Pierre pelo resultado na corrida e por conquistar o décimo lugar no Campeonato de Pilotos. Estou ansioso pela próxima temporada, começando com minha corrida em casa, na Austrália, e por continuar trabalhando e progredindo com a equipe.”
Oliver Oakes, Chefe de Equipe:
“É uma grande conquista terminar a temporada em sexto lugar no campeonato. A virada que a equipe deu na segunda metade do ano foi incrível e mostra que o trabalho duro e a determinação de todos em Enstone e Viry valeram a pena. A equipe nunca desistiu, nunca perdeu de vista o objetivo final, e podemos levar essa confiança e impulso para 2025. Pierre fez uma ótima corrida e cumpriu tudo o que foi pedido. Ele tem estado em excelente forma recentemente e entregou mais uma grande performance hoje, mantendo Nico [Hülkenberg] sob controle. Jack foi bem hoje e mostrou ritmo promissor, acompanhando os carros ao seu redor em estratégias semelhantes. É um grande aprendizado para ele levar para o próximo ano. Mérito também para Haas e RB, que foram fortes este ano e mantiveram a disputa emocionante até o fim. E parabéns à McLaren por vencer o Campeonato de Construtores. Eles foram o padrão este ano e merecem totalmente.”