F1: Doohan é punido por batida com Bortoleto na Sprint na China

Jack Doohan recebeu uma punição de 10 segundos acrescida ao seu tempo de corrida por causar um incidente com Gabriel Bortoleto na Sprint realizada neste sábado (23), válida pelo Grande Prêmio da China de Fórmula 1. O australiano da Alpine também foi penalizado com dois pontos em sua superlicença.

O contato aconteceu na última volta da Sprint, quando os dois pilotos disputavam a 17ª posição no pelotão intermediário. Doohan tentou uma manobra de ultrapassagem por dentro na curva 14 do circuito de Xangai, mas travou as rodas no momento da freada, tocando o carro de Bortoleto, que acabou rodando.

A colisão também afetou o companheiro de equipe do brasileiro na Sauber, Nico Hülkenberg, que vinha logo atrás e não conseguiu evitar o envolvimento na confusão. Ainda assim, os comissários consideraram Doohan como principal responsável pelo incidente.

“Doohan tentou ultrapassar Bortoleto por dentro na curva 14, mas travou as rodas no ápice da curva e colidiu com o carro de Bortoleto”, informou o comunicado oficial da FIA. “O piloto afirmou que estava no controle da manobra, mas a presença dos dois carros da Haas e a linha que eles adotaram comprometeram a tentativa de ultrapassagem.”

A decisão reforça que o australiano deveria ter tomado mais cuidado ao executar a manobra, especialmente pelas diretrizes de conduta em disputas de posição. “Como carro que tentava ultrapassar, a responsabilidade de fazer isso de maneira segura era de Doohan. Aplicando as Diretrizes de Padrões de Pilotagem, ele não tinha direito à curva no ápice e deveria ter recuado. Devido à velocidade com que tentou o movimento e à consequência do travamento e subsequente subesterço, a colisão foi causada, sendo Doohan o principal culpado.”

Apesar da penalidade, a classificação final da Sprint não sofreu alterações, uma vez que Doohan já havia cruzado a linha de chegada na 20ª e última posição.

O incidente agrava o início complicado de temporada para o piloto da Alpine, que também não completou a corrida principal no GP da Austrália, sua estreia como titular na Fórmula 1.

Já Gabriel Bortoleto, que fazia sua segunda participação oficial na F1, vinha em uma atuação sólida pela Sauber, disputando posições no fim do pelotão e buscando um bom ritmo, mas foi prejudicado com o toque que o tirou da disputa direta. O brasileiro terminou a Sprint em 18º.

Outro envolvido em incidente na Sprint, Liam Lawson também foi investigado pelos comissários por um contato anterior com Doohan, ainda nos primeiros momentos da prova. No entanto, neste caso, os fiscais optaram por não aplicar nenhuma penalidade ao neozelandês da Red Bull.

A Fórmula 1 segue com a programação do fim de semana em Xangai com a sessão classificatória principal, que define o grid de largada para a corrida deste domingo. A qualificação acontece ainda neste sábado, a partir das 4h (horário de Brasília), com cobertura ao vivo e em tempo real no F1MANIA.NET.

🎥 Vídeos mais recente