F1 deve ter mudanças nos finais de semana com corrida Sprint já em 2024

A Fórmula 1 pode ter uma alteração para este ano, pois a Comissão de F1 confirmou, nesta segunda-feira, a aprovação de uma reestruturação no formato dos finais de semana de corrida Sprint já para a temporada de 2024.

No ano passado, as corridas Sprint foram realizadas em seis locais, proporcionando corridas emocionantes no Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Austin e São Paulo. Entretanto, a F1 decidiu ajustar o formato mais uma vez.

Agora, a sessão de classificação para a corrida Sprint será realizada na sexta-feira, imediatamente após a primeira sessão de treinos livres (única sessão do final de semana). O sábado continuará apresentando a corrida Sprint, seguida pela sessão de classificação para o GP de domingo, quando será realizada a corrida principal.

Essa proposta da Comissão de F1 será submetida ao Conselho Mundial de Automobilismo em 28 de fevereiro para aprovação. A expectativa é de que as corridas Sprint continuem a ser realizadas em seis locais diferentes em 2024, incluindo China, Miami, Áustria, Circuit of the Americas (COTA), São Paulo e Catar.

Além dessas mudanças nos finais de semana com corridas Sprint, a comissão também revisou as regulamentações esportivas. Foi decidido que as alocações de unidades de potência aumentarão de três para quatro por temporada em 2024 e 2025. Além disso, as ativações do DRS terão uma janela de operação mais curta, sendo ativado uma volta após o início da corrida ou relargada após um período de Carro de Segurança.

Todas essas alterações aprovadas pela Comissão de F1, estão sujeitas à ratificação pelo Conselho Mundial de Automobilismo, refletindo a busca constante por aprimorar o espetáculo na categoria.