Etapa tradicional da Fórmula 1, o Grande Prêmio da Austrália já foi responsável por abrir a temporada em várias oportunidades. Após alguns anos sem ocupar essa posição, o circuito de Albert Park, em Melbourne, voltará a sediar a corrida inaugural em 2025.
A etapa australiana tem uma história que começa até mesmo antes da categoria. O primeiro GP da história do país foi realizado em 1928, no circuito de Phillip Island, e foi vencido por Arthur Waite, da equipe Austin.
Já em 1985, o circuito escolhido foi o de Adelaide. Nessa nova fase, Ayrton Senna faturou pole position logo na primeira prova no circuito (façanha que o tricampeão mundial ainda alcançaria mais 5 vezes na pista), mas a primeira vitória em Adelaide ficou com Keke Rosberg. Anos depois, Senna faturaria duas vitórias, em 1991 e 1993, se estabelecendo como o maior vencedor brasileiro na Austrália.
Já Nelson Piquet, que também chegou a correr nas primeiras edições em Adelaide, foi o primeiro a receber bandeirada em uma temporada, em 1990, em prova que Senna havia sido pole position.
Em 1996, o GP da Austrália de Fórmula 1 mudou de Adelaide para Melbourne. Na nova pista, no circuito Albert Park, nenhum brasileiro alcançou lugar mais alto do pódio. Em março de 2002, Rubens Barrichello até cravaria uma de suas 14 pole positions na categoria nessa pista, no entanto, veria um dominante Michael Schumacher levar a vitória.
A partir desta quinta-feira (13), Gabriel Bortoleto começa sua trajetória na principal categoria do automobilismo. O competidor, que é o primeiro brasileiro titular no grid da F1 desde 2017, chega com a difícil missão de tirar a Sauber do fundo do pelotão, e de quebra, superar o desempenho de seu companheiro de equipe, o experiente Nico Hulkenberg.
O F1MANIA.NET trará a cobertura completa dos treinos, classificação e corrida em TEMPO REAL do GP da Austrália de F1, começando nesta quinta-feira (13 de março) com o treino livre 1 (TL1) às 22h30.
Confira os dias e horários, sempre no fuso horário de Brasília (GMT -3):
Quinta-feira, 13 de março
22h30 – Treino Livre 1 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
Sexta-feira, 14 de março
2h – Treino Livre 2 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
22h30 – Treino Livre 3 – em TEMPO REAL na F1Mania.net
Sábado, 15 de março
2h – Qualificação – em TEMPO REAL na F1Mania.net
Domingo, 16 de março
1h – Grande Prêmio da Austrália de F1 (58 voltas ou 120 minutos) – em TEMPO REAL na F1Mania.net
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.